O antigo ciclista alemão Jan Ullrich garantiu hoje estar «orgulhoso» dos seus segundos lugares na Volta a França, recusando comentar a possibilidade de vir a ser «promovido» a vencedor devido à irradiação de Lance Armstrong.

O norte-americano, vencedor de sete edições consecutivas, fez saber que desistia de lutar contra as acusações de dopagem, e a Agência Antidopagem dos EUA (USADA) anunciou que a decisão do antigo ciclista teria como consequência a perda dos sete títulos da Volta a França e a irradiação da modalidade.

Ullrich, que ganhou o Tour de 1997 e foi segundo classificado em três das sete edições ganhas por Armstrong, afirmou: «Estou orgulhoso dos meus segundos lugares. Não penso nisso [eventual atribuição do título], por agora é só especulação».

Em fevereiro, Ullrich, segundo classificado em 2000, 2001 e 2003, foi suspenso por dois anos, por doping.

O ciclista alemão, envolvido no escândalo de doping que ficou conhecido como Operação Puerto, viu serem-lhe retirados todos os resultados obtidos desde maio de 2005.

Outro dos ciclistas que pode beneficiar da retirada de títulos a Armstrong é Andreas Kloden, segundo classificado em 2004, que desde 2009 está sob investigação por alegado consumo de doping no Tour de 2006.