Os exames médicos revelaram hoje que o estado de saúde da ciclista Annemiek van Vleuten está estável, após a queda que sofreu no domingo na corrida de ciclismo de fundo dos Jogos Olímpicos Rio2016.

A ciclista, que saiu hoje do hospital onde estava a ser tratada revelou que “as lesões não são graves”, embora seja difícil “mentalmente (...) especialmente ao acordar", disse Van Vleuten terça-feira no seu ‘site’ oficial.

"Vou ser levada para um hotel próximo, não na Vila Olímpica, porque eu preciso de descansar e a ideia é que possa recuperar melhor no hotel", disse a ciclista holandesa.

Na sequência da queda, ocorrida numa curva na zona da Vista Chinesa, quando liderava a prova, Annemiek Van Vleuten sofreu uma grave concussão cerebral e três microrroturas na coluna vertebral.

“Annemiek tem recuperado bem. O mais importante agora é que descanse”, disse o médico holandês Cees Rein van den Hoogenband.

A ciclista holandesa, que ficou inconsciente depois da queda, admitiu hoje que não se lembrava do que tinha acontecido.

"Eu sabia que a chuva era traiçoeira. Eu não arrisquei tudo por causa disso, mas eu não podia abrandar muito. Então, não me lembro de nada", concluiu.