O italiano Vicenzo Nibali (Astana) assumiu hoje a liderança da Volta a Itália em bicicleta, ao terminar na quarta posição a oitava etapa, um contrarrelógio de 54,8 quilómetros, em Saltara, ganho pelo britânico Alex Dowsett (Movistar).

Dowsett cumpriu a tirada em 1:16.27 horas, gastando menos 10 segundos do que o segundo classificado, o também britânico Bradley Wiggins (Sky), vencedor da Volta a França de 2012), enquanto o estoniano Tanel Kangert foi terceiro, a 14 segundos do vencedor, e Nibali terminou a 21.

Na geral, Nibali, que desapossou o espanhol Benat Intxausti (Movistar) da camisola rosa, tem agora 29 segundos de vantagem sobre o australiano Cadel Evans, segundo. O holandês Robert Gesink é terceiro, a 1.15 minutos, e Wiggins segue em quarto, a 1.16.

Nelson Oliveira (RadioShack) foi o melhor português, terminando com mais 2.17 minutos do que o vencedor, enquanto o seu companheiro de equipa e compatriota Tiago Machado foi 47.º, a 4.22, mantendo-se como melhor luso na geral, em 36.º lugar, a 7.47 de Nibali.