O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax, além das fraturas da clavícula e das costelas já diagnosticadas, anunciou hoje a Visma-Lease a Bike.
“Os exames complementares realizados no hospital revelaram que sofreu também uma contusão pulmonar e um pneumotórax. Encontra-se estável e passou bem a noite. Permanece no hospital”, refere a equipa, que atualizou o estado de saúde do vencedor da Volta a França em 2022 e 2023.
Vingegaard caiu na quinta-feira durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, juntamente com mais de uma dezena de corredores, a cerca de 30 quilómetros da meta, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.
Numa primeira avaliação médica, a equipa tinha revelado que o ciclista tinha sofrido uma fratura na clavícula e várias costelas partidas, estado que foi agora atualizado.
A queda ocorreu numa descida e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.
Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda, acabando por abandonar.
Evenepoel sofreu fraturas na clavícula e na omoplata direita, enquanto Vine tem fraturas cervicais e duas fraturas do corpo vertebral da coluna torácica.
Comentários