Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal de 2000 e retirado do ciclismo profissional desde 2004, anunciou hoje que vai correr na LA-Antarte na próxima época.

«É sem dúvida uma equipa muito competitiva, com ambição de vitórias, que trabalha muito bem a comunicação e a relação com os seus fãs, e com que eu me identifico bastante. Melhor seria impossível», escreveu na sua página no Facebook.

Vítor Gamito agradeceu «o voto de confiança» dado pela LA-Antarte, sobretudo pelo seu diretor desportivo, Mário Rocha.

«Da minha parte só espero vir a ser uma peça importante no trabalho da equipa e contribuir para o sucesso da mesma», reconheceu.

Declarado inapto para a prática da modalidade pelo centro de medicina de Lisboa, que lhe detetou um bloqueio auriculoventricular de 3.º grau, Gamito abandonou a carreira de ciclista profissional a 19 de maio de 2004.

Nos últimos três anos, o ciclista dedicou-se à BTT e participou em mais de 100 eventos, facto que, aliado a novos exames que não detetaram qualquer problema, o levou a ponderar um regresso ao ciclismo de estrada parar ter «uma despedida digna e condigna», aquela que lhe foi «impedida» há nove anos.

Vencedor da Volta a Portugal em 2000, Gamito, um dos nomes mais queridos pelos adeptos da modalidade na última década, vai regressar à prova rainha do calendário nacional com 44 anos.