A terceira edição da Volta à Bairrada em bicicleta vai para a estrada de dia 23 a 25, com a presença dos principais ciclistas nacionais e com mais etapas do que em 2015.

Organizada pela Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e a Associação de Ciclismo de Aveiro, a prova passa a disputar-se em três dias (mais um do que no ano passado) e junta cerca de 140 atletas de 16 equipas (três delas espanholas), que irão percorrer 340 quilómetros na região bairradina.

"A Volta à Bairrada é um projeto importante no calendário velocipédico nacional, sendo a única prova por etapas que se disputa em Portugal durante o mês de abril", resume o presidente da FPC, Delmino Pereira, que garante que marcarão presença as principais equipas nacionais de elite e da categoria sub-23.

"Será uma corrida muito disputada e será também o primeiro grande confronto das equipas portuguesas, agora que os emblemas do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal regressaram à competição", diz o presidente da FPC.

Com um orçamento total de 25 mil euros, a prova será composta por três etapas em três dias, iniciando-se no dia 23 com saída do Luso, passagens pelos concelhos de Cantanhede, Mira, Aveiro, Vagos, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Águeda e Mortágua.

No segundo dia, os ciclistas irão arrancar de novo do Luso, passando depois por Penacova, Mortágua, Caramulo e Anadia, num total de 169,5 quilómetros.

No feriado, realiza-se um contrarrelógio de 9,7 quilómetros na Pampilhosa.

"É um privilégio para nós receber este evento, que já tem alguma dimensão", diz o vice-presidente da Câmara da Mealhada, Guilherme Duarte, que destaca "o esforço financeiro" da autarquia, a rondar os oito mil euros.

O autarca acredita que a edição de 2017 da prova terá o envolvimento de municípios vizinhos e agradece em especial o apoio dos patrocinadores da prova, na maior parte da Bairrada, lembrando a tradição da região no ciclismo.