A Volta a Itália em bicicleta de 2017, que assinala a 100.ª edição, partirá da Sardenha, a 05 de maio, e permanecerá na ilha, que raramente recebe a visita da ‘caravana’, durante três dias, anunciou hoje a organização.

Revelado hoje o local da partida do Giro de 2017, em Milão, os organizadores da festiva 100.ª edição da prova velocipédica, remetem para 25 de outubro a apresentação do percurso completo da prova.

As três primeiras etapas, disputadas em linha, terão lugar na Sardenha, que será atravessada de norte a sul e onde o Giro apenas por três vezes se deslocou, em 1961, 1991 e 2007.

A primeira etapa será disputada entre Alghero e Olbia, de onde sairá a segunda tirada em direção a Tortoli. A terceira etapa do Giro2017 terá como destino Cagliari, a capital da província italiana e a maior cidade da ilha.

"Para mim é um grande orgulho o Giro partir da minha terra. Será magnífico participar numa prova que irá começar lá [Sardenha]”, disse o ciclista italiano Fabio Aru, da Astana, natural da ilha.

Terceiro classificado no Giro de 2014 e segundo no de 2015, ano em que ganhou a Volta a Espanha, Fabio Aru, não participou este ano na Volta a Itália, mas participou pela primeira vez no Tour de França (13.º).