A chegada ao alto do Malhão, no final da quinta e última etapa da 45.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, vai testar hoje a liderança do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).
À entrada para o último dia, o jovem de 20 anos, que lidera desde a vitória no alto da Foia, na segunda etapa, tem uma vantagem de 29 segundos sobre o dinamarquês Soren Kragh Andersen (Sunweb), segundo, 30 para o holandês Wout Poels (Sky), e 31 para o espanhol Enric Mas (Deceuninck-Quick Step), quarto.
Na Foia, o esloveno conseguiu a primeira vitória como profissional e pode estar prestes a conquistar o primeiro grande título da carreira, depois da Volta a França do Futuro em 2018, ainda antes do ‘salto’ para o WorldTour.
Numa tirada de 173,5 quilómetros, grande parte do esforço do pelotão será gasto nas duas subidas ao Malhão, primeiro aos 132,6 quilómetros, na primeira passagem, e depois a coincidir com o final da etapa, com médias de inclinação que ultrapassam os 10%.
Depois da partida de Faro, uma meta volante em São Brás de Alportel, aos 16,8 quilómetros, está instalada após uma primeira subida, com a primeira contagem de montanha, de terceira categoria, aos 63,3, em Picota.
Segue-se o Alto da Ameixieira, aos 99,6, também de terceira, antes da última meta volante da 45.ª edição, em Barrosas (127,6) e a primeira ascensão ao Malhão (132,6), de segunda categoria.
Aos 153,2, a subida a Vermelhos é de terceira categoria, a sensivelmente 20 quilómetros da meta, instalada no topo do alto do Malhão.
Nos últimos três quilómetros, a intensidade da subida apresenta-se desde cedo, ao longo de 2.500 metros, e vai testar a liderança de Pogacar, bem os outros candidatos que ainda podem chegar à vitória final, até aos 518 metros de altura.
A ‘tradicional’ chegada ao ponto alto no concelho de Loulé reserva boas memórias para o português Amaro Antunes (CCC), que em 2017 triunfou na última etapa para acabar em quinto lugar da geral.
Em 2018, o polaco Michal Kwiatkowski (Sky) venceu aqui para conquistar a ‘Algarvia’, depois de um primeiro triunfo em 2014, batendo o colega britânico Geraint Thomas (Sky), que viria a vencer a Volta a França.
Comentários