O francês Warren Barguil (Shimano-Argo) alcançou hoje a sua segunda vitória na Volta a Espanha em bicicleta, ganhando a 16.ª etapa, no topo de Aramón Formigal, enquanto o italiano Vincenzo Nibali (Astana) conservou a liderança.

Vencedor da 13.ª etapa, Barguil cumpriu os 146,8 quilómetros da etapa iniciada em Graus em 3:43.31 horas, batendo o colombiano Rigoberto Uran (Sky) num sprint a dois, mesmo sobre a meta, que coincidiu com contagem de montanha de primeira categoria. O polaco Bartosz Huzarski (NetApp) foi terceiro, a três segundos.

Numa etapa em que o português André Cardoso chegou em oitavo, a 40 segundos do vencedor, Vincenzo Nibali segurou a camisola vermelha, mas perdeu tempo para os mais diretos perseguidores, nomeadamente o norte-americano Chris Horner (RadioShack), segundo classificado, agora a 28 segundos. O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) mantém o terceiro lugar, a 1.14 minutos.

Depois de três etapas nos Pirenéus, o pelotão goza o segundo dia de descanso na terça-feira, antes de enfrentar a 17.ª etapa no dia seguinte, numa ligação de 189 quilómetros entre Calahorra e Burgos.