A seleção portuguesa feminina de futebol de praia venceu hoje a Espanha por 4-3, nas meias-finais da Superfinal da Liga Europeia da modalidade, e avançou para a final em Alghero.

Em Itália, as comandadas de Alan Cavalcanti voltaram às vitórias, após encerrarem a fase de grupos com uma derrota ante a Itália (2-0), num jogo em que entraram a vencer, por Marta Simões (03 minutos), mas consentiram a reviravolta, por Carol Glez, aos nove minutos, e Natalia Cuadrado, no arranque do segundo período.

Cristiana Costa e Ema Toscano, com golos aos cinco e oito minutos do segundo tempo, voltaram a ‘virar’ o marcador, entrando no terceiro e decisivo período na frente – Adriana Giménez ainda empatou nessa fase complementar, mas Cristiana Costa ‘bisou’ e qualificou Portugal.

"A concentração hoje foi total. Estivemos muito bem no jogo e taticamente conseguimos anular o jogo da Espanha. [...] Continuamos com o nosso objetivo, que era vir para cá e sermos campeãs da Europa", declarou o selecionador, Alan Cavalcanti, citado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Quanto à final, "é para se ganhar", declarou. "Jogando bem ou mal, temos é de ganhar, porque as finais não são para se jogar, mas sim para se vencer", acrescentou.

Em 2023, também em Alghero, na Sardenha, Portugal levou para casa a medalha de prata, depois de perder diante do conjunto espanhol na final, tendo hoje vingado esse desaire e voltado à discussão do ouro.

As lusas esperam agora para conhecer as adversárias na final de domingo, que sairão do duelo entre Itália ou Polónia, com o encontro decisivo marcado para as 15:45 (horas de Lisboa).