Os encontros realizam-se no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, nas próximas segunda e quarta-feira (12 e 14 de abril, pelas 18:30 e 18:00, respetivamente) e o universal não equaciona outro desfecho que não o triunfo para assegurar o primeiro lugar do Grupo 8 de apuramento.

“Nem sequer pensar em não ganhar os dois jogos. Acho que temos é de nos concentrar, focar… Diga-se o que se disser, nem olhar para a tabela [classificativa]. O importante é olharmos para nós, saber que são dois jogos, duas vitórias e que estamos o Europeu, que é o nosso objetivo”, advertiu.

Em declarações publicadas no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol na Internet, o atleta do Benfica recusou olhar para a tabela que o conjunto luso lidera, com oito pontos, mais um do que República Checa e a Polónia, enquanto a Noruega é última classificada, ainda sem somar qualquer ponto.

“Se olharmos para a classificação, que eu acho ser um erro, vamos jogar contra a seleção que está em último, com zero pontos. Nós temos é que olhar para nós, que estamos em primeiro, e é lá que temos de continuar”, vincou.

Agora com 23 anos, Afonso estreou-se na pela seleção principal com 19 anos e um mês e tornou-se o segundo jogador mais jovem de sempre a fazê-lo, sendo superado apenas por Ricardinho, jogador que envergou pela primeira vez a camisola das ‘quinas’ com 17 anos, nove meses e 23 dias.

“Nem sabia… É muito bom… Acho que é sinal também do trabalho que tenho vindo a fazer, mas realço que é trabalho e fruto do processo que é feito nas seleções. O que a federação faz é incrível e dá-nos esta oportunidade. Acredito que, rapidamente, haverá jogadores mais jovens a terem esta oportunidade”, vaticinou.