A jogadora portuguesa Ana Azevedo não tem dúvidas que Portugal vai saber lidar com a pressão de receber primeira fase final do Campeonato da Europa de futsal e fazer história para o país.

Em entrevista à agência Lusa, durante o estágio de preparação com vista à participação no primeiro Europeu da modalidade na vertente feminina, organizado pela UEFA, a atleta garantiu que as 14 eleitas do selecionador Luís Conceição estão bem cientes do objetivo.

"Pressão temos sempre, é normal. Jogamos o primeiro Europeu em casa e por isso é sempre uma pressão acrescida, mas sabemos o que temos de fazer para gerir as nossas emoções e chegar ao dia 15 no nosso melhor nível. Gostamos de ter essa pressão", argumentou a universal do FC Vermoim.

Para Ana Azevedo, Portugal tem "uma oportunidade única de fazer uma história para o país", mas alerta para os perigos da seleção adversária nas meias-finais, a Ucrânia.

"A Ucrânia é muito fria, muito organizada. Se calhar não é tão dotada a nível técnico, mas tem outras capacidades como o poderio físico e frieza muito grande. Olhamos como uma boa equipa que está na ‘meias' e vai querer fazer um brilharete", caracterizou.

No estágio realizado em Rio Maior, em Leiria, as atletas conviveram com a seleção masculina da modalidade, uma experiência que Ana Azevedo considera importante.

"O estágio é fantástico pela partilha que podemos ter com os campeões europeus. Temos aproveitado isso ao máximo, é importante", revelou.

Portugal carimbou a presença entre as quatro melhores seleções da Europa graças aos triunfos frente à República Checa (12-0), à Finlândia (3-1) e à Sérvia (11-0).

A fase final realiza-se no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde a equipa das ‘quinas' vai defrontar a Ucrânia nas meias-finais, em 15 de fevereiro, pelas 21:45, enquanto a Espanha enfrenta a Rússia, no mesmo dia, pelas 19:00. A final da competição está agendada para as 18:30, do dia 17.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.