O Benfica goleou hoje o Sporting de Braga, por 5-0, no Pavilhão Municipal Joaquim Vairinhos, em Loulé, garantindo a quarta e última vaga nas meias-finais da sétima edição da Taça da Liga de futsal.

O Benfica confirmou o favoritismo na partida dos quartos de final integrada na 'final a 8' que decorre na cidade algarvia até domingo, com golos de Rocha (cinco minutos), Arthur (nove), Afonso (20), Jacaré (27) e Robinho (32).

Na segunda meia-final de sábado (21:00), depois do Sporting-Eléctrico (17:30), os 'encarnados', que contam três triunfos na competição (2018, 2019 e 2020), vão jogar com o Futsal Azeméis, que derrotou o Fundão na quinta-feira (4-0).

As duas equipas reencontraram-se seis dias depois de os benfiquistas, atuais segundos classificados no campeonato, terem vencido (5-2) os bracarenses, oitavos, em jogo da liga.

Os minhotos, que foram finalistas vencidos na Taça da Liga em 2019, precisamente frente ao Benfica, começaram mais perigosos: logo no segundo minuto, Fábio Cecílio obrigou André Sousa a boa defesa e, segundos depois, o duelo repetiu-se, com o guarda-redes lisboeta a levar a melhor.

A resposta do Benfica foi implacável: o poste esquerdo da baliza de Vítor Hugo devolveu três bolas rematadas por Arthur, Bruno Cintra e Chishkala e, praticamente no espaço de um minuto, Rocha abriu o ativo, a passe de Rómulo, aos cinco.

Com o conjunto orientado pelo espanhol Pulpis muito pressionante, a vantagem aumentou aos nove minutos, num remate potente de Arthur após excelente combinação com Chishkala pela esquerda.

O Sporting de Braga só 'acordou' a partir dos 12 minutos, com André Sousa a evitar as tentativas de Ricardo e Rudi Júnior, antes de Bruno Cintra somar a quarta bola benfiquista nos 'ferros' da baliza de Vítor Hugo (15).

A fechar a primeira parte, Vítor Hugo Silva falhou incrivelmente o 1-2, 'à boca' da baliza, e o Benfica, mais eficaz, voltou a festejar, numa jogada de Arthur, que serviu Afonso para o remate certeiro.

O Sporting de Braga veio do intervalo disposto a reduzir distâncias, mas Tiago Brito e Fábio Cecílio não conseguiram ultrapassar André Sousa, aproveitando o Benfica para marcar mais dois golos, por Jacaré, numa conclusão fácil após passe de Nilson (27), e Robinho, de livre (32).

Os bracarenses, que perderam Vítor Hugo Silva por expulsão, aos 32, ainda tentaram o guarda-redes avançado em busca do 'golo de honra', mas Renoldi (36) e Rúben Santos (38) desperdiçaram as principais ocasiões.

O Benfica geriu tranquilamente o resultado - Robinho acertou no poste (35) e Jacaré falhou de baliza aberta (40) -, assegurando o 'passaporte' para as meias-finais da Taça da Liga.

Jogo realizado Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.

Sporting de Braga – Benfica, 0-5.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Rocha, 05 minutos.

0-2, Arthur, 09.

0-3, Afonso, 20.

0-4, Jacaré, 27.

0-5, Robinho, 32.

Equipas:

- Sporting de Braga: Vítor Hugo, Rudi Júnior, Pola, Tiago Brito e Fábio Cecílio. Jogaram ainda Leandro Costa, Vítor Hugo Silva, Ricardo, Renoldi, Allan, Rúben Santos e Elisandro.

Treinador: Joel Rocha.

- Benfica: André Sousa, Afonso, Robinho, Chishkala e Arthur. Jogaram ainda Rômulo, Rafael Henmi, Nilson, Bruno Cintra, Carlos Monteiro, Rocha e Jacaré.

Treinador: Pulpis.

Árbitros: David Martins e Filipe Almeida.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Hugo Silva (08 e 32), Tiago Brito (32). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Vítor Hugo Silva (32).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.