O Luparense foi fundado em 1996 pelo seu actual presidente Stefano Zarattini e pelo seu amigo Gianni Ferro.

Nos primeiros anos, a formação italiana andou pelas divisões secundárias, tendo subido ao campeonato principal do futsal transalpino apenas na época 2002/2003. A verdade é que a sua ascensão à Serie A causou espanto pelo número recorde de pontos acumulados. Os “lobos”, como é conhecida esta equipa, somaram 63 pontos em 26 jogos, sagrando-se campeões invictos da Serie A2 italiana.

A partir daí a rapidez com que conseguiu impor-se no futsal italiano foi a todos os níveis notável. Se na primeira época, o Luparense conseguiu de forma tranquila a manutenção, nos anos seguintes atingiu patamares elevados.

Para esse facto foi preponderante a chegada do técnico espanhol Jesus Velasco que revolucionou a equipa. Em 2005/2006 o Luparense venceu a taça de Itália e no ano seguinte sagrou-se pela primeira vez na sua história campeão de Itália. Em 2007/2008 a equipa dominou o futsal italiano ao conquistar a supertaça, o campeonato italiano e a taça de Itália.

Nessa mesma temporada os “lobos” estrearam-se na UEFA Futsal Cup passando com sucesso a Ronda Principal com três vitórias. A Ronda de Elite, fase seguinte, foi realizada em Padova Itália. Apesar de jogar em casa, o Luparense acabou eliminado fruto de um empate no último jogo da fase de grupos com o Dínamo Moscovo, detentor do título europeu. Foi também nesta fase que Benfica e Luparense se encontraram pela primeira vez, tendo o jogo terminado empatado a dois golos.

No ano seguinte (2008/2009), o Luparense volta a conquistar o título nacional, a taça e a supertaça, mas na UEFA Futsal Cup volta a não ser feliz. Os italianos foram novamente eliminados por uma equipa russa, desta feita o Viz-Sinara Ekaterinburg na Ronda de Elite.

Este ano a equipa mudou o treinador, mas também mudou a sua história na principal competição europeia. Esta temporada a formação transalpina, orientada por Sito Rivera, conseguiu atingir pela primeira vez a Final-four da UEFA Futsal Cup, tendo para isso eliminado na Ronda de Elite a forte equipa do El Pozo Murcia, actual líder do campeonato espanhol de futsal.

As principais estrelas da equipa italiana são Nuno Arceni, Vampeta, melhor marcador da UEFA Futsal Cup, Humberto Honorio e Baptistella, internacional italiano que reforçou esta formação em Dezembro.

Agora nas meias-finais o Luparense terá pela frente o Benfica de André Lima.

As duas equipas entram em campo, esta sexta-feira, no Pavilhão Atlântico, a partir das 20h30.