No primeiro dérbi da temporada, e o de estreia do técnico Nuno Dias, o Sporting derrotou o eterno rival nas grandes penalidades, após um empate a quatro golos, e levantou o troféu do I Torneio Internacional de Lamego, em futsal.

À margem do futsal

Particular ou oficial, jogos entre Sporting e Benfica têm por hábito serem encontros em que a temperatura depressa sobe e, por vezes, resvala para o menos bonito do futsal. Este domingo no Pavilhão Multiusos da Régua não foi exceção.

Durante os 40 minutos houve tempo para desaguisados entre jogadores, protestos com a arbitragem de parte a parte, cartões amarelos, dois vermelhos (César Paulo e Alex), e ainda a ameaça do Benfica em abandonar a partida. 

Ah, ainda foi havendo o mais importante para quem paga bilhete e merece bem mais do que toda a confusão que se viu: o jogo de futsal propriamente dito.

Sporting com sinal mais na primeira parte 

Apesar de tudo o que foi descaracterizando o jogo de futsal, o Sporting mostrou-se mais equipa na primeira parte. Com mais oportunidades e melhores combinações chegou a uma vantagem de dois golos, que ainda foi sendo evitada várias vezes por Bebé. Deo e Alex marcaram os tentos iniciais.

Sobre o apito para o intervalo chegou o golo dos encarnados. Na transformação de um livre de dez metros, e já após a expulsão de César Paulo por palavras, Joel Queirós fez o 2-1.

A perseverança encarnada

Os encarnados conseguiram suster a fase de jogo em que atuaram com menos um e chegaram ao empate pouco depois (25’), novamente por Joel Queirós que aproveitou bem a perda de de bola de um adversário.

Havia mais Benfica nesta fase, mas o Sporting contrapôs a superioridade do adversário com mais um golo por Deo. E pouco depois mais um por Divanei, na transformação de um livre de 10 metros, a castigar a sexta falta dos encarnados.

Nada que fizesse o adversário deitar a toalha ao chão. Nos dois minutos finais, os encarnados aproveitaram a expulsão de Alex para reduzir o placard por Marinho. Ainda houve tempo para Nené empatar a partida.

Com 4-4 final, seguiram-se as grandes penalidades, capítulo no qual o Sporting saiu vitorioso.