Hoje, ambas as seleções nacionais universitárias, entraram no campo de Gualtar, em Braga, no 13º Campeonato do Mundo Universitário de Futsal.

A equipa feminina empatou com a vizinha Espanha e a equipa masculina goleou novamente o adversário por 6-0, desta vez, frente ao Azerbaijão.

De casa cheia, no 2º jogo da seleção universitária feminina, Portugal defrontava “nuestras hermanas”. Ambas as equipas entraram muito forte e avizinhava-se um jogo difícil e equilibrado.

A 9 minutos do fim 1ª parte, as espanholas criaram o primeiro momento de perigo à boca da baliza lusa. Um pouco mais tarde, Portugal ganhava a confiança no ataque, pelos pés de Melissa Antunes que não hesitou e marcou o primeiro golo do jogo.

Ainda na 1ª parte e após a marcação de 6 faltas para a equipa nacional, a Espanha teve direito a grande penalidade. Contudo, Daniela Ferreira não deu margem de entrada na baliza. Ao intervalo, Portugal vencia por 1-0.

A 2ª parte continuou bastante equilibrada, com momentos de grande qualidade e eficiência da defesa portuguesa. A poucos minutos do fim, Espanha consegue o avanço necessário e concretiza o golo do empate. O duelo ibérico terminou assim num empate a um golo.

As meninas preparam agora o jogo com a Rússia que se realiza já amanhã, dia 21, no Parque de Exposições de Braga.

Já no jogo masculino, Portugal entrou forte, apesar de alguma resistência da seleção do Azerbaijão. No entanto, a partida desenhou-se na generalidade na área do adversário com Bruno Pires a estrear o marcador.

Sensivelmente, a 9 minutos do fim, José Ramos “Jota”, marcou o 2º golo do encontro. Viria novamente a marcar, dois minutos mais tarde, sem deixar margem de defesa para o guarda-redes azeris. 3-0 era o resultado ao intervalo.

A 2ª parte começou, à semelhança da 1ª, com os lusos a dominar o adversário e à procura das oportunidades de golo. Aos 7 minutos, Tiago Brito subia o marcador e 4 minutos mais tarde, Luís Faria Gomes, fazia o 5º golo. Amílcar Gomes, destaque do jogo frente à França, fez o 6º e último golo da partida. Resultado final, o Azerbaijão perdeu 6-0 frente a Portugal.

A equipa masculina está assim nos quartos-de-final e irá jogar no dia 23 de agosto às 19h00 em Gualtar. Amílcar Gomes é neste momento o melhor marcador da seleção masculina, com 5 golos.