O internacional português Fábio Cecílio, um dos jogadores que integra o estágio da seleção de futsal com vista ao Mundial, sublinhou hoje que as grandes competições são “o auge da vida desportiva de qualquer atleta”.

“O Mundial é a competição maior das nossas carreiras. Toda a gente quer estar nos grandes palcos. Temos de desfrutar do caminho, sempre com a consciência do que temos de fazer em cada circunstância", frisou o jogador do Sporting de Braga, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Futebol, durante o estágio de preparação que decorre em Rio Maior.

Campeão mundial em 2021, na Lituânia, Portugal vai defender o título na competição vai disputar-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 06 de outubro, estando inserido no Grupo E.

Panamá, a 16 de setembro, Tajiquistão, a dia 19, e Marrocos, a 22, são os adversários na primeira fase da competição, sendo que, para a fase a eliminar, vão apurar-se os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros.

Antes disso, todavia, a formação de Jorge Braz vai realizar sete jogos de preparação, os dois primeiros já na sexta-feira, com Uzbequistão, e no sábado, com Angola, na cidade ribatejana, momento a que Cecílio, de 31 anos, atribui muita importância.

“Estes jogos de preparação vão deixar-nos mais completos enquanto equipa. Esta variabilidade e diversidade de estilos das equipas que vamos defrontar é muito importante. Vamos ficar mais alerta e vai certamente obrigar-nos a estar no nosso máximo nível”, notou, depois de considerar que será esse “foco” que vai deixar a seleção portuguesa mais “bem preparada” para os “desafios” que vai encontrar durante a competição.

Já sobre o grupo de trabalho, o internacional luso por 120 ocasiões destaca que está “confiante, alegre e com um espírito de equipa bom e saudável”.

“Esse é um dos nossos segredos. Sabemos perfeitamente que as pré-épocas nunca são fáceis, o objetivo é estarmos bem preparados. São dias muito intensos, a carga física é elevada. Acho que é fundamental estarmos sempre com a mentalidade certa. O importante é estarmos alegres, fazer o nosso trabalho com alegria e empenharmo-nos ao máximo em tudo o que fazemos”, destacou o ala português.