A reedição da última final da Taça de Portugal de futsal, entre Benfica e Burinhosa, é um dos jogos ‘cartaz’ na final a oito da competição, que arranca quinta-feira em Gondomar, com o bicampeão Sporting frente ao Fundão.

Os ‘encarnados’ lideram o historial de conquistas na competição, com sete vitórias, depois de na época passada terem vencido, no mesmo pavilhão, o Burinhosa por 5-1, e tentam agora erguer o troféu pela segunda vez consecutiva, feito conseguido apenas pela Fundação Jorge Antunes, nas épocas 2000/01 e 2001/02.

Nos 'quartos' do ano passado, as ‘águias’ eliminaram o São João, por 5-0, e nas meias-finais encontraram o rival Sporting, vencendo nas grandes penalidades (3-2), depois de empatarem 3-3, enquanto o Burinhosa venceu o Modicus (8-5) e bateu o Viseu 2001 nos ‘penáltis’ (3-1), num jogo que terminou empatado 5-5.

Por seu lado, os ‘leões’, bicampeões nacionais, terminaram a fase regular da temporada no primeiro lugar da tabela e estreiam-se frente ao Fundão, emblema que garantiu também a presença no ‘play-off’ do campeonato e que já ergueu a Taça nacional em 2013/2014.

Duas destas quatro equipas vão encontrar-se nas meias-finais, com um sempre intenso Benfica-Sporting em perspetiva, enquanto as restantes equipas dos ‘quartos’ batalham entre si para um lugar na final de domingo, começando com os duelos Braga/AAUM-Modicus e Farense-Fabril.

Nestes dois confrontos, encontram-se equipas com sortes distintas, a formação bracarense e os sandinenses almejavam e confirmaram a presença na fase final do campeonato, enquanto o Fabril foi despromovido à segunda divisão e o Farense não conseguiu a subida ao principal escalão português, saindo derrotado, no último encontro da época, pelo Eléctrico que 'carimbou' a presença na I Liga.

No quadro da ‘final-four’ feminina, Vermoim e Novasemente encontram-se no primeiro encontro de sábado, às 17:00, abrindo caminho para o ‘clássico’ Benfica-Sporting, às 19:30, sendo as ‘encarnadas’ detentoras do troféu e já com três no palmarés, em quatro anos de competição.

O Benfica é líder no campeonato, com 27 pontos, seguido de perto por Novasemente (25) e Sporting (24), equipa diante da qual sofreu as únicas derrotas, enquanto Vermoim ocupa o quarto posto, com 18 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.