O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, assumiu esta sexta-feira “com toda a clareza”, a vontade de vencer o grupo de qualificação e “em abril de 2017 ter já o passaporte carimbado para a Europeu2018”, a realizar na Eslovénia.

O sorteio realizado em Nyon, na Suíça, ditou que a seleção portuguesa ficasse integrada no grupo 4 da ronda principal, tendo como adversários a Roménia (anfitrião), a Finlândia e o vencedor do grupo C da fase preliminar, a disputar por Letónia, Arménia, Estónia e a estreante Alemanha.

Jorge Braz anteviu que os jogos com a Roménia, seleção que conhece bem e que irá acolher o grupo, e a Finlândia, que possui uma “equipa muito organizada”, serão difíceis, mas “Portugal terá apenas que se focar em si para assegurar o apuramento”.

O selecionador nacional recordou a coincidência de Portugal regressar ao local onde disputou o último apuramento, a decorrer na Roménia, entre 3 e 12 de abril de 2017, de onde pretende regressar já com o apuramento para a Eslovénia.

Braz apontou que a deslocação à Roménia poderá trazer algumas dificuldades, em termos logísticos, mas que a seleção portuguesa terá apenas de estar concentrada em si e focada em vencer o grupo e garantir o apuramento direto para o Europeu2018.

Em relação ao terceiro adversário de Portugal na fase regular, a sair do grupo C da fase preliminar, a disputar de 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2017, Jorge Braz acredita que possa ser a Letónia, por ser a equipa mais experiente e evoluída.

“A Alemanha participa pela primeira vez, é estreante, não conheço bem, conheço mais ou menos a Estónia e a Arménia, mas parece que a Letónia, mais experiente e que mais tem evoluído, é que poderá ser o nosso adversário”, referiu.

A fase preliminar de apuramento decorrerá entre 23 de janeiro e 1 de fevereiro de 2017, enquanto a ronda principal está agendada para o período entre 3 e 12 de abril do próximo ano.

Nesta segunda etapa, na qual já participará Portugal, as 28 seleções ainda em prova serão divididas em sete grupos de quatro equipas, sendo que as primeiras classificadas garantem a qualificação direta.

Os segundos colocados e o melhor terceiro de entre todos os grupos disputarão um ‘play-off’ a duas mãos que terá lugar em setembro de 2017.

O apuramento para o Europeu2018, que decorrerá entre 30 de janeiro e 11 de fevereiro, em Ljubljana, na Arena Stozice, conta com um número recorde de participantes – 48 países – entre os quais figuram os estreantes Alemanha e Kosovo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.