O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, afirmou esta sexta-feira que a realização do III Torneio Mundial de futsal feminino, em Oliveira de Azeméis, representa um importante desafio organizativo e desportivo.

Em declarações à Lusa, Fernando Gomes disse estar «convicto» de que este torneio servirá para a FPF se «afirmar claramente como uma federação capaz de organizar grandes eventos», mostrando-se «confiante» de que será dada «uma imagem extremamente positiva à FIFA» nesse sentido.

No panorama desportivo, o líder federativo acredita que Portugal pode conquistar o seu primeiro Torneio Mundial de futsal feminino, depois de a seleção portuguesa ter terminado no segundo e terceiro lugar nas duas primeiras edições da prova.

«O desafio desportivo que temos neste torneio é, se possível, conquistar pela primeira vez o torneio. Sabemos que não é fácil, porque grandes equipas estarão em Oliveira de Azeméis, mas estamos conscientes do valor e da qualidade da nossa equipa», sublinhou.

Fernando Gomes acredita que este tipo de torneios é importante para a seleção nacional competir ao mais alto nível, de forma a estar preparada no momento em que a FIFA decidir organizar o primeiro Mundial feminino da modalidade.

«Nos diversos torneios em tem participado, esta equipa tem demonstrado uma qualidade competitiva que naturalmente esperamos que possa continuar a evidenciar, de forma a estarmos preparados quando a FIFA organizar o primeiro campeonato do Mundo, para lutar de igual para igual pela conquista do primeiro troféu desta modalidade», afiançou.

O presidente da FPF esclareceu que a organização deste evento tem um orçamento global de 200.000 euros, aproveitando para elogiar o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que segundo Fernando Gomes «custeou uma série significativa de custos, como os alojamentos e os transportes», além da interligação forte que promoveu entre a equipa e os jovens adeptos.

«Este envolvimento da câmara de Oliveira de Azeméis traduz-se num grande envolvimento com a população jovem, com as escolas, que se vai traduzir na presença maciça de muitos jovens, no decurso dos jogos que estão enquadrados neste torneio», referiu.

Fernando Gomes concluiu salientando que a aposta no futsal feminino é importante para a FPF, esperando que esta organização traga «um retorno significativo em termos da promoção e incremento da prática da modalidade».

O III Torneio Mundial de futsal feminino realiza-se entre os dias 3 e 9 de dezembro, em Oliveira de Azeméis, e terá a participação de 9 seleções mundiais, além da portuguesa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.