O treinador da equipa de futsal do Sporting, Nuno Dias, considerou hoje, de forma irónica, que o Benfica é o "grande favorito" a vencer a Supertaça, no dérbi com que arranca oficialmente a temporada 2023/24.

“O Benfica é que é o grande favorito, pelo menos por tudo o que tenho lido e ouvido falar, ou através dos resultados dos jogos desta pré-época, ou através das saídas que o Sporting teve", disse o técnico dos campeões nacionais, em declarações aos jornalistas, momentos antes de um treino realizado no pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Depois de o Sporting ter disputado torneios de pré-temporada perante rivais internacionais e conhecido diferentes resultados, inclusivamente desfechos adversos, Nuno Dias acredita, ainda assim, que o planeamento foi o mais indicado para os 'leões' chegarem ao arranque da época prontos para erguer a Supertaça.

“No início, esta pareceu-nos ser a melhor forma de chegarmos ao período competitivo em termos oficiais,” referiu o técnico, que se mostrou "satisfeito" com o valor demonstrado pelas contratações da equipa 'verde e branca' para a nova temporada: "Estou satisfeito com as entradas, tanto do Taynan, como do Wesley ou do próprio Henrique, que ainda agora acabou de ser convocado para a seleção brasileira. Precisa, obviamente, de conhecer melhor os colegas, conhecer melhor a Liga e até os adversários, e estes jogos foram importantes para isso também".

O treinador do Sporting reconheceu que os sucessivos confrontos com o Benfica dificultam a aposta em 'fatores surpresa', mas considera possível- e até da sua responsabilidade - implementar alterações para intranquilizar o adversário e melhorar o próprio plano de jogo de forma a ter sucesso.

"Há sempre algo que podemos colocar em campo para surpreender, há sempre ajustes e adaptações que nós, atendendo às características do adversário, tentamos incluir no que é o plano de jogo e digo sempre isto, que é que há sempre algo - quando acharmos que já está tudo inventado e já não há nada a fazer, não estamos aqui a fazer nada, estamos apenas a trocar jogadores e a fazer substituições," declarou o líder técnico do futsal dos 'leões'.

A Supertaça marca ainda a introdução do sistema de vídeo como auxílio à arbitragem nas provas de futsal em Portugal, numa estreia que mereceu alguma desconfiança por parte de Nuno Dias, que tomou como exemplo a situação vivida pelo Sporting na última final da Liga dos Campeões.

"Aí, a inclusão do VAR acho que até teve uma má influência no resultado," lembrou o treinador, aprovando, contudo, a utilização da ferramenta no presente e no futuro: "O VAR vai ajudar. Pode, eventualmente, numa ou outra vez, não ajudar, como aconteceu, infelizmente, contra nós, mas acredito que vai ajudar. Estou plenamente de acordo com tudo o que possa trazer mais verdade desportiva ao jogo".

A polémica decisão que custou ao Sporting a conquista da última edição da Liga dos Campeões foi também utilizada como exemplo por Alex Merlim, mas para sustentar a sua posição contrária à implementação do sistema de vídeoarbitragem no futsal.

"Para falar a verdade, o futsal é um desporto de bastante contacto, não temos boas experiências. Já nos tiraram uma 'Champions' por causa do VAR. É claro que, olhando em câmera lenta, a repetição do lance, mesmo que haja um contacto ou outro, não vamos saber a intensidade desse contacto", afirmou o futsalista internacional italiano.

Também o internacional português João Matos concedeu declarações aos jornalistas e comentou a novidade relativa ao auxílio do sistema de vídeo para a arbitragem do dérbi desta sexta-feira, mostrando-se favorável à sua utilização.

"Tudo o que seja para ajudar e seja para defender um jogo mais correto e mais limpo, traz verdade e fair-play," comentou o capitão sportinguista.

João Matos atribuiu aos "detalhes" um eventual desfecho positivo na disputa da Supertaça perante um adversário de grande valia como o Benfica e considerou irrelevante o seu historial de sucesso na competição, da qual é recordista com nove edições conquistadas.

"Vivo o treino intensamente, de forma a melhorar diariamente as minhas capacidades e ajudar o coletivo, para, semanalmente, chegando ao fim-de-semana, que é a prova final e o teste de final da nossa semana, estarmos com o melhor rendimento possível. Os meus títulos e recordes não me interessam", disse.

Os eternos rivais lisboetas Benfica, vencedor da Taça de Portugal, e Sporting, campeão nacional, defrontam-se na Supertaça de futsal, no primeiro jogo oficial da temporada 2023/24, na sexta-feira, às 19:45, no Pavilhão Municipal de Sines.