Oliveira de Azeméis vai receber, entre os dias 3 e 9 de dezembro, o III Torneio Mundial de Futsal Feminino, competição que se constitui como o maior torneio de futsal feminino.

O sorteio dos grupos realizou-se esta manhã de sexta-feira na sede da FPF e ditou que Portugal vai ter de defrontar Brasil, Japão, Venezuela e Irão, em jogos do grupo A.

O selecionador nacional mostrou-se agradado com o sorteio, mas destacou a grande qualidade de todas as equipas.

«Nesta fase o objetivo é passar o grupo. São todas seleções fortes: a campeã em título e depois mais três seleções extremamente bem organizadas. Para já temos de preocupar-nos em preparar a fase de grupos e depois logo se vê. O foco é claramente na organização e potenciar o futsal feminino», disse Jorge Braz.

Já Hermínio Loureiro, vice-presidente da FPF e presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, lembrou que a organização do torneio em Portugal se enquadra numa estratégia de futuro para a modalidade.

«Este torneio enquadra-se na estratégia de valorização do crescimento sustentado do futsal e nesta caso em concreto do futsal feminino. Este torneio mundial em Oliveira de Azeméis é importantíssimo tendo em conta a qualidade das seleções que vão participar e também porque se insere no espírito de aumentar o número de praticantes desportivos nesta modalidade. O futsal feminino tem um potencial de crescimento enorme e por isso achamos que este torneio é uma mais-valia», terminou o dirigente.

À margem deste sorteio, o selecionador nacional Jorge Braz comentou ainda os trabalhos de preparação da seleção masculina, que se iniciam na próxima semana.

«Só nos podemos focar em tentar passar o grupo e a grande preocupação é como vamos organizar todo o trabalho de preparação, que é curto, mas que teremos de aproveitar ao máximo e colocar níveis de exigência elevadíssimos para tentar atingir a excelência em todos os momentos em que estivermos a trabalhar», afirmou Braz.

O III Torneio Mundial de Futsal Feminino decorre então em Oliveira de Azeméis de 3 a 9 de dezembro, dividindo-se entre o Pavilhão Dr. Salvador Machado e o Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis. A seleção brasileira é bicampeã e Portugal tenta conquistar o título que lhe foge nas duas edições já realizadas, em que foi segundo e terceiro.