Portugal sofreu mas conseguiu apurar-se para os quartos de final do Mundial de Futsal, que decorre na Lituânia. Os campeões europeus bateram a Sérvia por 4-3 após prolongamento, depois de 2-2 no tempo regulamentar. Ricardinho marcou um golaço, de calcanhar.

Nos quartos de final, Portugal vai defrontar a Espanha, seleção que eliminou a República Checa por 5-2.

Veja as melhores imagens do jogo!

A Sérvia entrou melhor na Kaunas Arena, com Portugal mais remetido para o seu meio-campo. O cinco inicial de Jorge Brás - Bebé; Fábio Cecílio, Bruno Coelho, João Matos e Ricardinho - ia segurando as investidas da formação dos Balcãs, com Bebé em destaque. Mas, aos poucos, Portugal foi-se soltando na quadra e tomou conta do jogo, com um futsal simples e eficaz, liderado por Ricardinho.

Depois do Mágico Ricardinho, Pany Varela teve a primeira oportunidade aos nove minutos mas o seu remate foi bloqueado pelo guarda-redes Aksentijevic, um dos melhores dos sérvios. Aos 10 minutos voltou a brilhar, ao negar o golo a Miguel Ângelo e André Coelho, em lances de bola parada.

Aos 14 minutos surgiu o primeiro momento de magia de Ricardinho neste Mundial de futsal. O capitão de Portugal recuperou a bola à saída da área lusa, correu coma  bola antes de libertar para André Coelho que lhe devolveu para um toque de calcanhar do Mágico, de costas para a baliza, para o 1-0. Um golaço, feito sempre em velocidade.

No mesmo minuto do 1-0, nova 'pintura, agora de Bruno Coelho: tabelinha com Ricardinho e chapéu ao guarda-redes. A bola bateu caprichosamente na barra e voltou para o terreno do jogo.

Com Portugal por cima no jogo, a dominar em todos os aspetos, não foi de admirar o 2-0 aos 15 minutos. Jogada fantástica com passes simples e de primeira, até Erick servir André Coelho para o 2-0. O 3-0 esteve nos pés de Bruno Coelho a dois minutos do intervalo, num livre perigoso junto à linha da área mas o futsalista luso precipitou-se no remate e atirou contra o guarda-redes.

Sérvia entra a 'matar'

O intervalo fez bem a Sérvia, que voltou decidido a mudar a história do jogo. Logo no primeiro minuto, Lazarevic atirou ao poste da baliza de Bebé, em jogada individual. Mas aos 23 o mesmo Lazarevic reduziu, num tiro fortíssimo que Bebé nem viu.

A seleção dos Balcãs lançou-se na luta pelo empate frente aos campeões europeus e viu o guardião luso Bebé negar o 2-2 aos 25 minutos.

Erick teve nos pés o 3-1 aos 26 minutos, após jogada fantástica de Pany Varela mas a bola foi afastada em cima da linha de golo por Tomic.

Quem marcaria seria a Sérvia, a fazer o 2-2 aos 28 minutos, na cobrança de um livre. A calma que Bruno Coelho não teve no final do primeiro tempo num lance semelhante, teve-a Lazarevic, com um remate no lado da barreira, com Bebé mal batido. A bola entrou no lado do guarda-redes. No minuto seguinte, Bebé redimiu-se e travou o golo por duas vezes a Tomic, no mesmo lance.

O jogo entrou numa toada de parada e resposta, com o perigo a rondar as duas balizas. O jogo estava partido, com as duas equipas a meterem velocidade em todas as ações.

Aksentijevic não podia defender tudo

Mas Portugal voltou a tomar conta do encontro, com várias oportunidades de golo criadas. O guarda-redes Aksentijevic continuava a ser o melhor da sua equipa: negou o golo a Erick aos 33. Miguel Ângelo teve o 3-2 nos pés aos 35 mas, isolado, rematou forte, por cima. Aos 37, novamente Miguel Ângelo perto do golo mas os seus dois remates bateram no corpo de Aksentijevic.

O guardião da Sérvia era mesmo a última barreira para chegar ao golo e voltou a brilhar no último minuto, travando uma bomba de Pany Varela, atirando assim o encontro para prolongamento.

No tempo extra, a Sérvia chegou a quinta falta logo no 5.º minuto e ficou condicionada. Portugal, sempre melhor na quadra, capitalizou essa superioridade por aquele que vinha a ser dos elementos mais desequilibradores: depois de tantos lances de mudança de velocidade e remate, Pany Varela finalmente marcou, no terceiro minuto do tempo extra. No mesmo minuto surgiu o 4-2, por Erick, num remate fortíssimo após canto, que desviou numa adversário e enganou Aksentijevic.

Na segunda parte do prolongamento a Sérvia apostou no 5 para 4, com guarda-redes avançado, mas Portugal defendeu muito bem a sua baliza.

Mas a 40 segundos do final, a Sérvia reduziu, num remate que ainda desviou num defensor e traiu Bebé. Antes, o guardião Aksentijevic tinha sido expulso, quando estava no banco, numa situação onde perdeu a cabeça. A Sérvia pediu penálti num lance de bola no cotovelo de João Matos, a jogada foi revista e o árbitro mandou seguir.

Nos quartos de final, Portugal vai defrontar a Espanha, numa partida agendada para segunda-feira (26 de setembro), pelas 15h30 (17h30 locais), em Vilnius.

Resultados dos oitavos de final

22 setembro de 2021 (quarta-feira)
Rússia 3-2 Vietname, Vilnius
Venezuela 2-3 Marrocos, Kaunas

23 setembro de 2021 (quinta-feira)
Cazaquistão 7-0 Tailândia, Kaunas
Argentina 6-1 Paraguai, Vilnius
Brasil 4-2 Japão, Kaunas

24 setembro de 2021 (sexta-feira)
Uzbequistão 8-9 Irão, Vilnius
Portugal - Sérvia , Kaunas
Espanha 5-2 República Checa, Vilnius

Calendário de jogos dos quartos de final

26 setembro de 2021 (domingo)
14h00: Marrocos - Brasil, Vilnius
16h30: Rússia - Argentina , Kaunas

27 setembro de 2021 (segunda-feira)
15h30: Espanha- Portugal, Vilnius
18h00: Irão - Cazaquistão, Kaunas

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.