A seleção nacional de futsal confirmou a presença no Mundial 2012 na Tailândia ao vencer a Bielorrússia por 4-1, no jogo da segunda mão do play-off de apuramento.

Depois de ter vencido a Bielorrússia por 7-1, em Minsk, no jogo da primeira mão do playoff, Portugal tinha tudo para carimbar a sua quarta presença consecutiva numa competição internacional.

No Pavilhão da Luz, Jorge Braz apostou num cinco inicial constituído por João Benedito, Cardinal, Gonçalo Alves, Ricardinho e Marinho para tentar marcar o milésimo golo da seleção nacional.

A equipa da Bielorrússia vinha a Portugal com uma tarefa de proporções épicas, precisando de marcar sete golos sem resposta para garantir o apuramento, e apresentou-se na Luz a jogar no erro do adversário.

No primeiro tempo, a equipa de Jorge Braz sentiu algumas dificuldades em chegar à baliza de Artur Novoichik. A muralha de Leste não apresentava fissuras e Portugal teve de recorrer aos remates de meia distância para tentar chegar ao golo 1000.

E foi mesmo num remate de longe que Arnaldo Pereira abriu o marcador para Portugal. O ala do Nikars Riga abriu uma fissura na muralha de Leste com mais um golo histórico na sua carreira depois de ter marcado na sua 150º internacionalização e o golo 700 da seleção nacional.

Ao intervalo, Portugal vencia por 1-0 perante um Pavilhão da Luz com cerca de 400 pessoas nas bancadas.

No segundo tempo, Jorge Braz apostou numa equipa muito semelhante à do início da primeira parte, tirando apenas João Benedito e dando a titularidade a Bebé. A vencer por 1-0, e com o apuramento praticamente garantido, Portugal controlava as operações frente a uma equipa sem grandes argumentos para ameaçar a baliza de Bebé.

Pedro Cary (28’ minutos) e Djô (29’) ampliaram o resultado para 3-0 mas Oleg Gorbenko reduziu para a Bielorrússia após os golos dos alas do Sporting.

Com o apuramento praticamente garantido, Portugal geriu a vantagem sem grandes dificuldades. A um minuto do final, Leitão aproveitou uma descoordenação da defesa bielorrussa para fixar o resultado final em 4-1.

O Mundial de futsal realiza-se na Tailândia entre 2 a 18 de Novembro de 2012.