A seleção portuguesa de futsal estreia-se esta quinta-feira no Campeonato da Europa, podendo qualificar-se para os quartos de final, caso vença a Holanda na segunda jornada do Grupo B da prova, que se disputa em Antuérpia, na Bélgica.
Depois de a Rússia ter goleado a Holanda (7-1) na primeira jornada, Portugal precisa apenas de um triunfo para garantir a presença na segunda fase, disputando depois o triunfo na “poule” com a equipa de Leste, no sábado.
Mesmo sem o capitão Arnaldo, castigado, Portugal surge como grande favorito frente à Holanda, uma vez que apenas tem uma derrota com o adversário de hoje, no primeiro dos 10 encontros entre ambas as equipas, tendo conquistado depois nove triunfos consecutivos, o mais importante dos quais no Mundial de 2000.
Portugal tem ainda a seu favor a inexperiência em grandes competições internacionais da formação “laranja”, cuja última participação numa fase final de um Campeonato da Europa remonta há nove anos e que tem como melhor resultado a presença nas meias-finais, na longínqua edição de 1999.