A seleção portuguesa de futsal inicia na quinta-feira a quarta participação num Campeonato do Mundo, que terá lugar na Tailândia, entre 01 e 18 de novembro, tendo ficado inserida no grupo do tetracampeão Brasil, comandado pelo "Rei" Falcão.
A equipa das "quinas" foi sorteada no grupo C da prova, juntamente com os "canarinhos", com o Japão e com a Líbia, precisamente o primeiro adversário nesta primeira fase do Mundial.
A formação orientada por Jorge Braz, que entretanto ficou privada do pivô Joel Queirós, lesionado, vai disputar o quarto Campeonato do Mundo consecutivo, tentando redimir-se das duas últimas participações.
Depois de em 2000, na Guatemala, ter conquistado o "bronze", naquela que foi a primeira participação num Mundial, Portugal acabaria por ser afastado nas fases de grupos das duas edições seguintes (2004 e 2008).
Se o campeão asiático, Japão, e a Líbia são adversários a ter em conta, o Brasil, é unanimemente reconhecido como a principal potência do futsal mundial e a quem os portugueses ainda não venceram, somando duas derrotas no mesmo número de jogos oficias, apenas atenuadas pelos dois empates recentes, em particulares.
Além do Brasil, a bicampeã Espanha, inserida no grupo B, é a outra favorita à conquista da prova, sendo que estas duas seleções têm dominado o Campeonato do Mundo, não dando espaço a que nenhuma outra equipa conseguisse o triunfo final.
Rússia (grupo F) e Itália (grupo D) surgem como potenciais ameaças ao claro domínio hispano-brasileiro, enquanto Argentina, Portugal e Japão fazem parte do grupo de "outsiders", que procuram uma oportunidade para brilhar.
Apesar da "magia" do luso Ricardinho, os olhos estarão, mais uma vez, postos em Falcão, expoente máximo da técnica e habilidade e considerado por muitos como o melhor futsalista de todos os tempos.
A presença do ala, de 35 anos, eleito pela FIFA melhor jogador do Mundo em 2004, 2008 e 2011, esteve em dúvida até há poucas semanas, devido a uma lesão na coxa direita, mas o canhoto já foi confirmado no grupo brasileiro orientado por Marcos Sorato.
A sétima edição do Campeonato do Mundo de futsal disputa-se nas cidades tailandesas de Banguecoque e Nakhon Ratchasima, entre 01 e 18 de novembro.