O presidente da Federação Angolana de Futsal, Noé Alexandre, afirmou domingo, no Namibe, ter saído satisfeito com a realização nesta cidade do campeonato nacional de futsal que província acolheu em ambos os sexos entre 30 de Novembro a 9 de Dezembro.

«Nós saímos daqui satisfeitos com o dever comprido porquanto conseguimos congregar 22 equipas de várias províncias do país o que significa que em termos da massificação da modalidade está a bom ritmo. Faço um balanço positivo, satisfaz as expectativas porque em termos de calendarização de prova a FAFUSA conseguiu cumprir com tudo aquilo que estava preconizado para 2013», declarou.

O dirigente afirmou ainda que durante agradece o apoio do governo local, instituições como Atlético do Namibe, Sporting do Namibe, Bombeiros, Policia Nacional, que durante a prova conseguiram garantir a estabilidade para que esta decorresse com êxito.

«Em termos da massificação da modalidade estamos bem servidos e como novidade. Nos meados de 2014 iremos realizar o primeiro campeonato nacional infanto-juvenil. Isto é um projeto federativo que iniciou este ano e já conseguimos estas provas infanto-juvenis em duas associações. Agora vamos estender para outras e no mês de Março vamos fazer entrega de material desportivo para a massificação, visto que neste campeonato a melhor atleta em femininos só tem 14 anos (do Bengo)», argumentou, tendo aproveitado a ocasião para agradecer o subcomissário Paiva que «muito tem feito para o desenvolvimento» da modalidade na província do Bengo.

Noé Alexandre recordou a tradição dos namibenses em boas realizações dos nacionais, há oito anos, e que «são muito bem realizados», justificando com o facto de o atual diretor local da juventude e desportos, Narciso da Costa, ser um homem do futsal.

«Quando realizamos aqui a primeira prova na altura era o presidente da associação provincial dos desportos. Em função dos êxitos alcançados em termos organizativos, hoje é membro do governo da província e nós ficamos muito satisfeitos porquanto temos um homem do futsal a dirigir o desporto na província.»