Depois da confirmada a conquista do campeonato do mundo, Ricardinho espera que a conquista de fusal sirva de inspiração à seleção portuguesa, que tenta a qualificação do campeonato do mundo de 2022.

"A nossa Seleção é a nossa maior fonte de inspiração e a conquista do Euro 2016 foi o culminar de uma aposta da Federação numa modalidade que também se joga com o pé. Ganhámos o Mundial e espero que sirva de inspiração para que a nossa Seleção e consiga levar o nome de Portugal o mais alto possível", atirou o craque já na Cidade do Futebol, onde o troféu de campeão do mundo já se encontra.

Sobre as lágrimas de emoção e a lesão que quase o deixaram de fora da competição: "Foi andar para trás no filme quando, há seis meses, tive de tomar a decisão de jogar o último Mundial pela Seleção. Sabia que ia jogar no limite. Lágrimas de emoção? Quando ouvi o hino e senti na pele tudo o que tive de passar para estar com os meus companheiros no Mundial, não consegui conter a emoção. Foi o culminar de um estágio e de uma preparação brutal e merecíamos, também pelo que fizemos na Colômbia onde não conseguimos fazer esse clique.  Conseguimos agora.»

Melhor jogador de fusal de todos os tempos? Costumo dizer que os títulos individuais numa modalidade coletiva não devem ser levados a sério. Todos temos opiniões diferentes. Eu posso ver o copo meu cheio e tu veres o copo meio vazio. É a opinião de cada um.."

Retirada da seleção?: "Seria triste estar aqui a especular depois de um feito destes, que nos custou tanto a conquistar e mudar para um assunto que não é importante. Seria chover no molhado. Estou orgulhoso por chegar aqui, fomos campeões da Europa e do Mundo. Em dois meses vamos estar no Europeu com esse estatuto. É um mérito incrível", atiro.

Recorde-se que a seleção nacional de futsal, que se sagrou pela primeira vez campeã do Mundo na Lituânia, chegou, ao início da tarde desta segunda-feira a Lisboa, com o avião a ser acompanhado por dois caças da Força Aérea.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.