O talento de Ricardinho é 'de outro mundo', mas o brilho que apresentou neste Europeu de futsal convenceu 'este mundo e outro'. De obra de arte em obra de arte, o internacional português despediu-se do torneio com três jogos e seis golos, dos quais dois vão perdurar para a história. E há mesmo quem diga que o golo contra à Sérvia será o melhor de sempre em grandes provas internacionais da modalidade, embora o tento contra a Espanha também se tenha tornado viral nas redes sociais.
O adeus ao torneio, com uma enorme ovação de pé da Arena de Belgrado, lotada com mais de onze mil espectadores, foi a imagem mais visível da unanimidade atual em torno de Ricardinho enquanto melhor jogador de futsal do Mundo. Uma unanimidade que, de resto, foi reforçada pelas palavras de treinadores e jogadores de outras seleções.
De Cacau, selecionador do Cazaquistão, a Gabriel Lima, capitão de Itália, passando ainda por Tino Perez, selecionador do Azerbaijão, ou por Pola, jogador de Espanha e colega de equipa do português no Inter Movistar, os elogios chovem de todos os quadrantes, numa compilação de declarações que o SAPO Desporto lhe traz aqui:
Cacau, selecionador do Cazaquistão:
Eu sou brasileiro, mas tenho de dizer que nem o Falcão alguma vez marcou um golo como o que o Ricardinho marcou contra a Sérvia. Para mim é o golo mais bonito do século. É o melhor do Mundo, fim de conversa.
Gabriel Lima, capitão da Itália:
Não vejo ninguém sequer perto do nível dele. É o melhor do Mundo com muita, muita distância. O golo que ele marcou contra a Sérvia foi o melhor golo que eu alguma vez vi no futsal.
José Venancio López, seleccionador da Espanha:
Ele é um jogador de outra galáxia. Engrandece o nosso desporto e pensa sempre na melhor maneira de ajudar o futsal a crescer. É, sem sombra de dúvidas, o melhor jogador do Mundo e uma pessoa fantástica.
Pola, internacional espanhol e colega no Inter Movistar:
Sou um privilegiado porque posso ver todos os dias aquilo de que ele é capaz. Mas eu prefiro destacar a sua personalidade, a sua humildade, o seu trabalho diário. Ele é um jogador que nunca se conforma.
Robinho, jogador da Rússia:
Na minha opinião é, sem dúvida, o melhor do Mundo. Não é por acaso que ele é o "Mágico". É um herdeiro à altura do Falcão e merece todos os elogios que está a receber.
Tino Perez, selecionador do Azerbaijão:
É um jogador diferente, mágico. Tem algo que mais ninguém tem e está a demonstrá-lo com uma incrível regularidade. Cada momento que passa em campo é único.
Comentários