Ricardinho quer vencer os três jogos de apuramento para o Europeu de 2014. O jogador português teve uma prperação específica para esta fase, visto que a época ao serviço do Nagoya Oceans já terminou, mas afiança que está num bom momento.

«Estou sem competição há mais de uma semana e meia. Depois da final da Taça, ainda fiz um trabalho específico com os meus treinadores no Japão durante meia semana para chegar a este apuramento em boas condições. Como nos últimos 15 dias tinha efetuado seis jogos, e com a concordância do Selecionador Nacional e dos nossos preparadores físicos, chegámos à conclusão que era bom ter uma semana de descanso, até porque despendi uma enorme carga física neste final de época. Foi bom ter gozado esse período de repouso», explicou em declarações ao fpf.pt.

Quanto ao apuramento para o Europeu, Ricardinho não quer facilitar.

«Encaro este apuramento para o Europeu com muita ambição e vontade de ganhar os três jogos “sem espinhas”. Queremos mostrar a nossa qualidade, queremos estar presentes na fase final do Europeu e, para isso, temos de ultrapassar estes três adversários [Grécia, Polónia e Sérvia] que são fortes», prosseguiu.

Em relação a favoritismos, Ricardinho assume que Portugal e Sérvia partirão na “pole position”, mas não quer distrações na corrida ao Europeu.

«Se só olharmos aos nomes das seleções presentes, concordo que esta qualificação será discutida entre Portugal e a Sérvia. São as duas seleções mais fortes, estiveram presentes no último Europeu e já provaram que têm muita qualidade. Mas se formos coerentes e profissionais, temos de olhar para todas as seleções da mesma forma. Já fizemos vários play-off de acesso a Europeus e Mundiais diante da Polónia, é uma equipa complicada, forte fisicamente, luta até final e não será, igualmente, nada fácil batê-los», conclui.