O Sporting começa no sábado a tentativa de alcançar, pela segunda vez, três títulos nacionais seguidos de futsal na casa do Benfica, campeão da fase regular, na primeira partida da final, disputada à melhor de cinco.

Com a expetativa de a estrela “encarnada”, Ricardinho, poder falhar o encontro por castigo, os “verde e brancos” vão apresentar-se no terreno adversário já com o sabor amargo de duas derrotas.

Primeiro, a eliminação precoce da Taça de Portugal, precisamente às mãos do Benfica (3-1, nos “quartos”), que venceu na final o Modicus (2-1), além da derrota na Supertaça também diante do rival de sempre, por 3-2, em setembro último.

A equipa da casa, sem ganhar o título nacional há dois anos, conseguiu superar o Sporting na temporada regular, conquistando 72 pontos em 26 jogos face aos 67 do adversário e procura o seu sexto troféu do género, enquanto o Sporting já conseguiu 10.

O equilíbrio tem sido a nota dominante nos confrontos entre os conjuntos liderados por Orlando Duarte e Paulo Fernandes, uma vez que se registaram empates nos dois confrontos anteriores a contar para o campeonato: 4-4 na visita das “àguias” e 1-1 na deslocação dos “leões”.

Na eliminatória anterior, o Benfica viu-se surpreendido pelo Leões de Porto Salvo, quinto classificado, ao perder 3-2 no recinto contrário, mas redimiu-se no Estádio da Luz, com triunfos (5-2 e 2-1).

Por seu turno, o Sporting, enfrentando o terceiro posicionado e finalista da Taça de Portugal, Modicus, goleou fora de portas (5-1) e em casa (6-2).

Os primeiros dois encontros estão agendados para sábado e domingo, pelas 14:30, no pavilhão nº1 do Estádio da Luz, seguindo-se partidas na casa do Sporting, no fim de semana seguinte, enquanto a “negra”, se houver necessidade, irá disputar-se novamente na “Nova Catedral”.