A equipa de futsal do Sporting derrotou o Dina Moscovo por claros 8-3, e garantiu o terceiro lugar na final-four da UEFA Futsal Cup, que se disputou no MEO Arena.

Os golos da vitória leonina foram apontados por Alex (17', 18', 30' e 38'), João Matos (24'), Marcelinho (26'), Diogo (30') e Cristiano (36'). A formação russa marcou por Esquerdinha (12' e 33') e Kuzenok (37').

Apesar de ser difícil motivar uma equipa para um encontro de terceiro e quarto lugar, a verdade é que a formação leonina surgiu na quadra este domingo para jogar com o Dina como se de uma final se tratasse.

Os leões assumiram de pronto o jogo e começaram a ser eles a definir a toada. Aos seis minutos a barra da baliza de Trushkin estremeceu perante um forte remate de Alex, que parecia estar a afinar a pontaria para o que viria a seguir.

Fábio Lima (11') haveria de calcanhar de assustar mais uma vez o guarda-redes contrário a passe de Marcelinho. Mas, contra a corrente de jogo acabou por ser o Dina a chegar ao golo inaugural. Sytin segurou bem a bola de costas para a baliza e serviu Esquerdinha (12') que apareceu rapidamente na ala a atirar com sucesso para o fundo da baliza de Cristiano.

Nada que reduzisse a vontade deste Sporting que voltava a contar com mais de oito mil pessoas na bancada para o empurrar para a vitória. E antes do intervalo a equipa de Nuno Dias virou o resultado com Alex (17') e Caio Japa (18') a serem os marcadores de serviço.

E a partir daí não mais o Sporting saiu da posição de vantagem no marcador. Aos 24 minutos, o guarda-redes Cristiano subiu na ala e descompensou as marcações dos russos. O internacional português rematou para uma defesa de Trushkin que não conseguiu segurar a bola. Na recarga, João Matos atirou para o 3-1. Mais três minutos e mais um golo do Sporting, desta vez por Marcelinh0 a aproveitar um erro imperdoável de Carlinhos.

Com a diferença no placard de três golos, Andrei Yudin decidiu apostar na estratégia do guarda-redes avançado. Contudo, foi o Sporting que continuou dono e senhor do jogo e com uma taxa de eficácia a toda a prova.

Aos 30 minutos, Alex marcou mais um agora a passe de Diogo. E poucos segundos depois, os mesmos protagonistas, mas desta feita foi Alex a servir Diogo para o quinto golo leonino.

Nos minutos seguintes houve golos para os dois lados, numa toada de parada e resposta. Esquerdinha (33') reduziu, mas Cristiano (36') iria repor a vantagem, num golo com dedicatória especial para o seu colega João Benedito que se tinha lesionado gravemente na sexta-feira.

Kuzenok voltou a alimentar a esperança russa, mas aos 38 minutos Alex atirou para a baliza russa que se encontrava deserta e fixou o resultado final em 8-3.

O Sporting vencia o campeão russo em título e voltava a deixar uma boa imagem perante os seus adeptos que se mostraram neste dias incansáveis no apoio à equipa no MEO Arena.

Cinco inicial Sporting: Cristiano, Diogo, João Matos, Caio e Alex;

Jogaram ainda: Marcelinho, Pedro Cary, Djô, Miguel Ângelo, Cássio, Fábio Lima e Fábio Aguiar;


Cinco inicial Dina Moscovo: Trushkin, Carlinhos, Esquerdinha, Glavatskikh e Sytin;

Jogaram ainda: Zabolonkov, Kuzenok, Khamadiyev, Alemao, Misharin, Agapov e Kutuzov;

Andamento marcador: 1-0, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 1-5, 2-5, 2-6, 3-6, 3-7 e 3-8.