O Sporting assegurou hoje o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga de futsal, ao derrotar o Sporting de Braga, por 5-1, num desafio de sentido único sentenciado com uma etapa inaugural fulgurante.

No segundo dia da final a 8, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, Cardinal (dois minutos), Diego Cavinato (quatro), Pany Varela (nove), Alex (23) e Taynan Silva (34) apontaram os golos dos ‘leões', segundos classificados do campeonato, enquanto Cássio (33) concretizou o tento de honra dos minhotos, sextos colocados e finalistas da última edição da terceira prova mais importante do futsal português.

Vencedor das duas versões inaugurais da Taça da Liga, em 2015/16 e 2016/17, o Sporting assegurou a terceira vaga nas meias-finais e vai defrontar o Modicus, que na quinta-feira derrotou o Futsal Azeméis (5-4), no sábado, às 17:00.

A entrada frenética dos ‘leões' começou a ser materializada em lances de bola parada, traduzindo-se numa vantagem de dois golos aos quatro minutos: o pivot Cardinal abriu as hostilidades na sequência de um lançamento na direita cobrado por Alex Merlim, receita que Deo utilizou de seguida para solicitar o remate certeiro do ala italiano Diego Cavinato.

Os ‘arsenalistas' mostravam dificuldades em sacudir a pressão, à exceção de um ‘míssil' de Nílson ao poste e um contra-ataque dividido entre Allan Guilherme e Márcio Moreira que Guitta soube deter, pelo que o terceiro golo lisboeta surgiu com naturalidade antes dos dez minutos, numa investida do ala Pany Varela pela esquerda.

Instalado no meio-campo contrário e sem permitir aproximações perigosas do Braga, o Sporting relaxou até ao intervalo, mas voltou a recuperar alguma pujança no reatamento, aproveitando os erros alheios para avolumar o resultado aos 23 minutos, em novo lance estudado concluído pelo ala brasileiro Alex.

Com o intuito de mascarar as dificuldades na construção de jogo, os ‘arsenalistas' atuaram com guarda-redes avançado nos oito minutos finais e serviram-se do pivot brasileiro Cássio para abanar as redes ‘leoninas' aos 33.

Apesar do crescimento atacante, a estratégia do Braga desguarneceu o rigor defensivo e o ala cazaque Taynan Silva mostrou visão tática aos 34 minutos, aproveitando a baliza deserta para encerrar as contas de um triunfo incontestável do Sporting.

Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, em Matosinhos.

Sporting de Braga - Sporting, 1-5.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Cardinal, 02 minutos.

0-2, Diego Cavinato, 04.

0-3, Pany Varela, 09.

0-4, Alex, 23.

1-4, Cássio, 33.

1-5, Taynan Silva, 34.

Equipas:

- Sporting de Braga: Vítor Hugo, Coelho, Márcio Moreira, Nílson e Cássio. Jogaram ainda Bruno Cintra, Amílcar Gomes, Douglas Morais, Ricardinho, Daniel Rosa e Allan Guilherme.

Treinador: Paulo Tavares.

- Sporting: Guitta, Cardinal, João Matos, Alex e Alex Merlim. Jogaram ainda Gonçalo Portugal, Taynan Silva, Tomás Paçó, Pauleta, Erick Mendonça, Deo, Diego Cavinato e Pany Varela.

Treinador: Nuno Dias.

Árbitros: Filipe Duarte e Rui Ventura.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nílson (33).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.