O Sporting está em vantagem na final do nacional de futsal, depois de vencer este sábado o Benfica no Pavilhão João Rocha por 5-4, após prolongamento, no primeiro de cinco encontros da eliminatória decisiva. No final do tempo regulamentar o jogo estava empatado a quatro bolas.
No Pavilhão João Rocha, em Lisboa, Rocha (02 minutos), Chishkala (09), Jacaré (17) e Tayebi (28) marcaram para as 'águias', com Esteban Guerrero (03), Erick (23), João Matos (27) e Cavinato (39) fizeram os golos dos 'leões'. No prolongamento, Pany Varela (47) deu o triunfo ao atual campeão nacional.
Benfica a aproveitar erros dos Leões no 1.º tempo
No primeiro jogo da final da Liga nacional de futsal, no Pavilhão João Rocha, o Benfica entrou praticamente a vencer, quando Rocha, ex-Sporting, colocou os Encarnados na frente. O pivot aproveitou uma perda de bola na saída dos Leões para finalizar.
A resposta do Sporting foi imediata, com o espanhol Esteban a empatar para aos três minutos, a passe de Pany Varela.
Num jogo de parada e resposta, num Pavilhão João Rocha lotado, o Benfica voltou a ganhar vantagem aos oito minutos pelo russo Chishkala. O jogador aproveitou novo erro do Sporting na saída de bola para rematar para a baliza deserta. Fácil!
Os Leões, com mais bola, viram o Benfica fazer o 3-1 por Jacaré aos 17 minutos, em novo erro do Sporting na sua defesa. Desta vez foi Erik Mendonça a perder a bola para o pivot Encarnado finalizar e fazer o terceiro da sua equipa.
As duas melhores equipas nacionais de futsal continuavam a dar espetáculo na quadra, com destaque para os guarda-redes, a brilhar nas balizas: Guitta na do Sporting e André Sousa, na do Benfica.
Ao intervalo a vantagem era do Benfica, uma equipa que soube aproveitar bem os erros defensivos do Sporting. 3-1 para os Encarnados.
Sporting responde no 2.º tempo
Os comandados de Nuno Dias voltaram com outra disposição do intervalo já que reduziram logo no terceiro minuto do segundo tempo por Erik, a finalizar após defesa incompleta de André Sousa.
Aos sete do segundo tempo, o empate no João Rocha. Canto na esquerda, e João Matos a rematar colocado, fazendo o 3-3.
Mas no minuto seguinte o Benfica voltou a meter-se na frente do marcador, por Tayebi. Após lançamento lateral, o iraniano rematou dentro da área e fez o 4-3.
Aos 32 minutos, Pany Varela teve o empate nos pés, após recuperação de Zikcy-Té mas o jogador atirou à barra, quando tinha tudo para marcar.
Foi já com guarda-redes a jogar a avançado, no 5 para 4, que o Sporting empatou, a menos de dois minutos do final do tempo regulamentar. Passe de Erik para Cavinato receber na área e bater André Sousa pela 4.ª vez na noite.
Pany decisivo no prolongamento
No primeiro tempo do prolongamento, destaque para a expulsão de Jacaré, logo no terceiro minuto, depois de um lance sem bola com Erik. O brasileiro viu o segundo amarelo e consequente vermelho e acabou expulso, pelo que não vai jogar o segundo encontro entre Águias e Leões.
Em vantagem numérica, o Sporting criou várias situações para passar para a frente do marcador, mas a falta de pontaria e o gigante André Sousa mantiveram a baliza Encarnada sem golos durante dois minutos.
Na segunda parte do prolongamento, a três minutos do final, Pany Varela fez o 5-4 e deu a primeira vantagem no jogo ao Sporting, num remate quase sem ângulo mas que André Sousa não conseguiu travar.
A perder, foi a vez do Benfica apostar no 5 para 4, com guarda-redes avançado mas não conseguiu evitar a derrota.
O Benfica recebe na quarta-feira o Sporting, no segundo de cinco jogos da final, com o terceiro encontro a disputar-se de novo em Alvalade, no sábado.
O Sporting procura o sétimo título nos últimos nove anos, o nono nos últimos doze. Já o Benfica, que acabou a fase regular um ponto atrás do rival Sporting, procura o segundo título de campeão nacional nos últimos seis anos
A equipa de Nuno Dias tem vantagem no fator-casa nos play-off da final, já que, em caso de empate a duas vitórias nos quatro dos cinco jogos, o derradeiro encontro será no Pavilhão João Rocha, a casa dos Leões.
Sporting e Benfica estão a disputar a final da I Liga de futsal pela quarta vez consecutiva, sendo que, nas três anteriores, o Sporting saiu vencedor em 2018 e 2021, enquanto o Benfica conquistou o título em 2019, no ano anterior a não ter sido disputada a fase de eliminatórias devido à pandemia da COVID-19.
Os 'leões' venceram em 16 das 31 edições da I Liga de futsal disputadas desde 1991, tendo os 'encarnados' conquistado o troféu em oito ocasiões.
Comentários