O pivô Zicky Té afirmou hoje que a seleção portuguesa de futsal tem os “pés muito bem assentes na terra” e que é importante começar bem a “caminhada” no Campeonato do Mundo, que se vai disputar no Uzbequistão.
“O grupo está com os pés muito bem assentes na terra e temos de pensar jogo a jogo. Primeiro ganhar o primeiro jogo da fase de grupos e iniciar bem a nossa caminhada no Mundial”, começou por dizer em declarações à imprensa, notando que “só depois” a seleção portuguesa deve “pensar no que vem mais à frente”.
O jovem pivô é um dos 16 jogadores que cumprem o estágio em Rio Maior – cidade ribatejana que tem sido, além de Viseu, o “quartel-general” da formação de Jorge Braz para a realização dos trabalhos de preparação para a defesa do título mundial, que se inicia em 14 de setembro –, e mostrou-se ansioso pelo dia da estreia na competição.
“Há muita vontade de começar o Mundial e já algum nervosismo quando se pensa nos jogos. Um dos pontos mais altos de qualquer jogador e seleção é disputar um Campeonato do Mundo e a vontade de estar lá é muita”, sublinhou.
Portugal vai tentar revalidar o troféu conquistado em 2021, na Lituânia, e está inserido no Grupo E, no qual vai defrontar o Panamá, em 16 de setembro, o Tajiquistão, no dia 19, e Marrocos, no dia 22.
Os dois primeiros classificados 'carimbam' a passagem à fase a eliminar, para a qual seguem também os quatro melhores terceiros.
Zicky Té foi um dos ‘obreiros’ da conquista do último Campeonato do Mundo e tentará ajudar a tentar repetir o êxito luso. Questionado sobre a sua evolução desde 2021, o atleta do Sporting considerou estar melhor.
“Penso que estou melhor do que estava, mas a ambição mantém-se igual. É ajudar Portugal, ser melhor dia após dia e estar no grupo a tempo inteiro, ajudando de que forma for”, salientou, desvalorizando o facto de já não ser propriamente uma “surpresa” para os adversários.
Confrontado com a qualidade do grupo às ordens do selecionador Jorge Braz, recusou fazer comparações com os de anos anteriores, recordando que “foram as seleções anteriores que alavancaram o estatuto e a qualidade” que a seleção portuguesa de futsal ostenta atualmente.
O Campeonato do Mundo de futsal decorre de 14 de setembro a 06 de outubro, mas, antes do arranque da competição, Portugal vai ainda realizar dois particulares frente à congénere do Paraguai, agendados para os dias 02 e 04 de setembro, em Rio Maior.
Comentários