O norte-americano Bill Haas terminou à frente a primeira volta do Masters de golfe de Augusta, primeira prova do "Grand Slam" do ano, ao marcar 68 pancadas, quatro abaixo do PAR.

Autor de seis “birdies” (uma pancada abaixo do PAR) e dois "bogeys" (uma acima), um a abrir e outro quase a fechar, no buraco 17, Haas lidera com menos uma pancada do que o seu compatriota Bubba Watson, o australiano Adam Scott e o sul-africano Louis Oosthuizen, que totalizaram 69 (três abaixo).

Adam Scott é o detentor do título e mostrou que está no Augusta National determinado em revalidar o título, algo que ninguém consegue desde que o norte-americano Tiger Woods, o grande ausente da presente edição, “bisou” em 2002.

Caso não tivesse “encontrado” a água e feito um “duplo bogey” (duas abaixo do PAR) no buraco 12, Scott poderia mesmo estar a liderar isolado.

Quando alguns jogadores ainda não completaram os 18 buracos, um total de 19 golfistas acabaram abaixo do PAR, entre eles Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, com 71 pancadas (-1).

Muito atrasado está, entre outros, o norte-americano Phil Mickelsen, muito por culpa de um “triplo bogey”, no buraco 7, e de um “duplo bogey”, no buraco 15.