Os profissionais Pedro Figueiredo e Tiago Cruz e o amador Pedro Lencart repartem o comando do Campeonato Nacional Absoluto Audi, que decorre até sábado no Oporto Golf Club, em Espinho, enquanto Leonor Bessa lidera a prova feminina.
O profissional português do European Tour, depois da estreia com 70 pancadas, uma abaixo do Par, protagonizou hoje uma boa exibição e entregou um segundo cartão com 64 ‘shots’, sete abaixo do Par, para ascender ao comando do torneio da Federação Portuguesa de Golfe, que, pela primeira vez na sua história, está a ser disputado simultaneamente por amadores e profissionais.
“Joguei muito bem. Já ontem [quarta-feira] tinha jogado, mas hoje consegui aproveitar melhor. Meti a bola um bocadinho mais perto do buraco e consegui concretizar a maioria dos ‘putts’ com menos de três metros. Estou muito satisfeito com esta volta, porque foi muito sólida do ‘tee’ ao ‘green’. Nunca estive em risco de fazer ‘bogey’ e estive 12 vezes a menos de quatro metros para ’birdie’”, contou Figueiredo, antigo bicampeão nacional amador (2007 e 2008) e campeão nacional de profissionais em 2013.
Graças a um agregado de 134 pancadas, oito abaixo do par, Figueiredo partilha a liderança com o também profissional Tiago Cruz, que, após os 65 ‘shots’ inaugurais, a uma pancada de distância do então líder amador Pedro Machado, juntou hoje uma segunda ronda com 69 pancadas, duas abaixo do Par.
“A diferença para ontem [quarta-feira] esteve nos ‘putts’ e em alguns ‘shots’ ao ‘green’. Ontem meti a bola mais perto do buraco e hoje tive algumas oportunidades para ‘birdie’, mas tive bastante dificuldade nos ‘greens’, que estavam mais pisados”, confessou Tiago Cruz.
Já Pedro Lencart é o melhor amador em prova e, após uma estreia com 69 pancadas, completou a segunda volta com 65 ‘shots’, e reparte com Figueiredo e Cruz o comando de um torneio que já venceu em duas ocasiões, em 2016 e 2018
“Foi uma volta mais sólida. Hoje fiz um ‘bogey’, enquanto ontem [quarta-feira] tinha feito cinco. Consegui criar mais oportunidades para ‘birdie’ e concretizar”, justificou o amador do CG de Miramar.
Na competição feminina, a profissional Leonor Bessa conseguiu descolar da amadora Leonor Medeiros, a defender o título, e de Sara Gouveia, com quem partilhava a liderança ao final da ronda inaugural, para se isolar na frente.
Bessa totaliza 144 pancadas (73+71), duas acima do Par, à partida para a terceira volta e detém uma vantagem de dois ‘shots’ para a amadora Sofia Barroso Sá, campeã nacional de sub-16, enquanto a campeã em título, Leonor Medeiros, regista um agregado de 149 ‘shots’, sete acima do par, e ocupa a terceira posição do ‘leaderboard’.
A 87.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto Audi é dotada de 20 mil euros em prémios monetários, disputados apenas pelos profissionais, e irá atribuir os títulos de campeão e vice-campeão, em homens e senhoras, na categoria absoluto, amador e de segundas categorias (amador).
Comentários