Os Estados Unidos garantiram na sexta-feira uma vantagem de 5-3 sobre a Europa, no primeiro dia da 39.ª edição da Ryder Cup em golfe, no Medinah Country Club, em Illinois.

No primeiro embate de “foursomes” (dois jogadores jogam alternadamente uma bola), os norte-americanos Phil Mickelson e Keegan Bradley derrotaram os europeus Luke Donald e Sergio Garcia, por 4 e 3 (quatro buracos de vantagem com três por disputar).

A Europa empatou com o triunfo de Rory McIlroy e Graeme McDowell sobre Jim Furyk e Brandt Snedeker, por um buraco, antes de os Estados Unidos voltarem a superiorizar-se, com a vitória por 3 e 2, de Jason Dufner e Zach Johnson sobre Lee Westwood e Francesco Molinari.

No último dos “foursomes”, os europeus Ian Poulter e Justin Rose derrotaram Steve Stricker e Tiger Woods, por 2 e 1.

A parte da tarde foi dedicada aos “fourballs” (dois jogadores jogam a melhor bola), com os Estados Unidos a vencer os dois primeiros encontros, por Bubba Watson/Webb Simpson e Keegan Bradley/Phil Mickelson, frente a Paul Lawrie/Peter Hanson (5 e 4) e Rory McIlroy/Graeme McDowell (2 e 1).

Nos dois últimos jogos do dia, as vitórias foram divididas, com os Estados Unidos a vencerem por Dustin Johnson e Matt Kuchar, frente a Justin Rose e Martin Kaymer, por 3 e 2, enquanto Nicolas Colsaerts e Lee Westwood derrotaram Tiger Woods e Steve Stricker, por um buraco.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.