Pela primeira vez o Portugal Masters não terá qualquer jogador português nas duas rondas finais, depois de os nove golfistas lusos terem falhado hoje a qualificação.

À maior participação de portugueses de sempre no torneio correspondeu o pior resultado global e as duas rondas finais, que vão disputar-se no percurso do Oceânico Victoria de Vilamoura, já não terão qualquer golfista nacional.

José Filipe Lima foi o melhor português e falhou a classificação por apenas uma pancada. Lima, que foi 21.º na edição de 2007, terminou no grupo dos 73.ºs classificados, com um agregado de 141 pancadas nos dois dias, uma abaixo do PAR.

Filipe Lima, que voltará à primeira divisão do golfe europeu na próxima temporada (European Tour), anotou no cartão quatro “birdies” e dois “bogeys”, com duas pancadas abaixo do PAR na volta de hoje.

Ricardo Santos, o melhor golfista português de sempre, número 55 do “ranking” europeu e 195 do mundo, e sobre quem recaíam as maiores expectativas, acabou por desiludir, ao descer 45 posições relativamente a quinta-feira e falhar a qualificação para a fase final da prova.

A jogar em casa, Santos concluiu a ronda no grupo dos 97.ºs classificados, com um total de 144 pancadas, duas acima do PAR 72 do Victoria, o mesmo resultado do amador Ricardo Melo Gouveia.

O golfista de Vilamoura até conseguiu um “eagle” (duas pancadas abaixo do PAR num buraco) no 12 e um “birdie” no 15, mas dois duplos “bogeys” e dois “bogeys” destruíram-lhe por completo as possibilidades de permanecer em prova.

Nuno Henriques foi o segundo melhor português, ao terminar no grupo dos profissionais classificados na 91.ª posição, com um agregado de 143 pancadas, uma acima do PAR.

Os amadores Ricardo Melo Gouveia (+2) e João Carlota (+4), e os profissionais Tiago Cruz (+5), Hugo Santos (+6), António Rosado (+7) e Pedro Figueiredo (+10) foram igualmente eliminados após a segunda ronda do torneio.

O Portugal Masters, torneio do European Tour que distribui prémios monetários de dois milhões de euros, é liderado por um trio de jogadores composto pelos ingleses Paul Waring e David Lynn e pelo sul-africano Hennie Otto, todos com um agregado de 130 pancadas, 12 abaixo do PAR.

Mas não foi só a "armada" lusa a falhar o "cut". O italiano Matteo Manassero, número cinco do "ranking" europeu e o jogador mais bem cotado do torneio, foi também eliminado com o mesmo resultado de Filipe Lima. Steve Webster, o inglês que venceu a primeira edição do maior torneio de golfe português, em 2007, fica também fora de prova, depois de terminar na 83.ª posição, com o PAR do campo.