Os portugueses Filipe Lima e Ricardo Santos terminaram esta a primeira ronda do Dubai Desert Classic em golfe no grupo dos classificados na 52.ª e na 69.ª posição, respetivamente, num torneio liderado pelo norte-irlandês Rory McIlroy.
Na nona prova da temporada do European Tour, a primeira divisão do golfe europeu, Lima concluiu a primeira volta ao percurso do Emirates Golf Club no grupo dos 52.ºs classificados, com um total de 71 pancadas, uma abaixo do PAR e mais oito do que McIlroy, que foi líder do "ranking" europeu em 2012 e é atualmente o sexto classificado da tabela mundial.
Filipe Lima, que regressou este ano à primeira divisão do golfe europeu, depois de uma temporada no "Challenge Tour", anotou no cartão cinco "birdies", mas quatro "bogeys" (uma pancada acima do PAR do buraco) acabaram por afetar-lhe negativamente a prestação no torneio, que distribui prémios globais de 1,85 milhões de euros.
Ricardo Santos, o outro português em prova, que na temporada anterior do "European Tour" conseguiu cinco top-10 e prémios monetários superiores a 500 mil euros, concluiu a ronda na 69.ª posição, com um agregado de 72 pancadas, exatamente o PAR do campo do clube de golfe Emirates, no Dubai.
Santos ocupa atualmente a 85.ª posição do "ranking" europeu e a 205.ª da tabela mundial. Já Filipe Lima segue na 92.ª posição da tabela europeia e é o número 212 do "ranking" mundial.
O Dubai Desert Classic é liderado por um dos mais destacados golfistas da atualidade, Rory McIlroy, que chegou a ser número um do mundo em 2012, ano em que ganhou o segundo "major" da sua carreira, o PGA Championship, que veio somar-se à vitória no US Open, em 2011.
McIlroy concluiu a primeira volta com 63 pancadas, nove abaixo do PAR e menos duas do que o segundo classificado, o italiano Edoardo Molinari. O norte-americano Tiger Woods, número um do "ranking" mundial, segue no grupo dos golfistas classificados em 10.º lugar, depois de ter terminado a primeira volta com um total de 68 pancadas, quatro abaixo do PAR.