O amador português João Carlota teve hoje um excelente início do Open da Madeira em golfe, que voltou a ser afetado pelo nevoeiro e que é liderado provisoriamente pelo escocês Scott Henry.

No Clube de Golf do Santo da Serra, no Machico, João Carlota apenas conseguiu completar quatro buracos, antes de o torneio do European Tour ser interrompido por falta de luz, mas apresenta um agregado de 12 pancadas (quatro abaixo do PAR).

Depois de na quinta-feira não se ter jogado, a primeira volta voltou hoje a ser afetada pelo nevoeiro, com Henry Scott a ter a melhor volta entre os golfistas que já completaram os primeiros 18 buracos, com 67 “shots” (cinco abaixo do PAR).

O inglês Andrew Marshall, o espanhol Pedro Oriol e o austríaco Martin Wiegele também já completaram a primeira ronda, tendo entregado um cartão de 69 pancadas (três abaixo do PAR).

Entre os portugueses, o algarvio Ricardo Santos, vencedor em 2012, está no PAR (72 pancadas), tal como o madeirense Nuno Henriques, mas que ainda só cumpriu metade do percurso.

Além de Ricardo Santos, já terminaram a volta inaugural, Tiago Cruz, com perfez 73 pancadas (+1), igual resultado teve Hugo Santos, seguido de Pedro Figueiredo (75) e Gonçalo Santos (79).

O dia ficou ainda marcado pelo “hole in one” do finlandês Tapio Pulkkanen, no buraco 17, de 140 metros.

O atraso na prova obrigou a organização a reduzir o Open da Madeira para três voltas, com o “cut” a acontecer no final da segunda, que se espera seja concluída no sábado, depois de se jogarem os buracos que faltam da primeira.