Hugo Santos lidera o Open Quinta do Peru PGA, o primeiro dos torneios da série Open do PGA Portugal Tour de 2013, que a associação dos golfistas profissionais portugueses está a organizar até amanhã (terça-feira) no Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão.

O campeão nacional de profissionais, de 32 anos, concluiu a primeira volta em 69 pancadas, 3 abaixo do Par, dispondo de uma vantagem de 2 sobre António Rosado, o campeão nacional de 2009, e 3 face a Tomas Silva, ex-campeão nacional amador, e ao britânico Marcus Lester, jogador do EuroPro Tour, uma das terceiras divisões do golfe profissional europeu.

«Foi uma boa volta, o resultado também foi positivo e joguei bem, sobretudo tendo em conta o vento que se fez sentir», disse Hugo Santos, que no ano passado tinha sido 2º classificado na prova, atrás de Gonçalo Pinto, o bicampeão nacional absoluto (amador), que amanhã deverá sentir grandes dificuldades em defender o título, dado partir para a última volta no 12º lugar (empatado), com 77 (+5).

O mais velho dos irmãos Santos dobrou os primeiros nove buracos a Par do campo, com dois birdies (buracos 5 e 7) e outros tantos bogeys (6 e 8), mas o “back nine” foi completado em 3 abaixo do Par, graças a um eagle no buraco 12 (um Par-4), seguido de birdie no 13, sofrendo apenas um bogey no 17.

Hugo Santos, o vencedor da Ordem de Mérito Tee Times Golf dos últimos dois anos, sagrou-se também na semana passada nº1 do “swing” ibérico do Jamega Pro Golf Tour, outra das terceiras divisões europeias.

O Open Quinta do Peru PGA conta com 30 inscritos e distribui prémios de cinco mil euros. Amanhã disputa-se a segunda e última volta, com o primeiro grupo a partir às 08h00 e a última formação às 09h31.