Hugo Santos foi o melhor português no torneio inaugural do Algarve Winter Tour, o circuito internacional que a PGA de Portugal organiza de Janeiro a Março, em colaboração com o Tournament Golf College, sediado na Cornualha, no Reino Unido.

«Este primeiro torneio foi um sucesso, com 120 inscritos, muito mais do que no ano passado, o que nos levou a usar os dois campos do Amendoeira Golf Resort da Oceânico, o Faldo Course e o O’Connor Course. Esse volume de inscritos também permitiu oferecer prémios monetários no valor de 10 mil euros e foi aproveitado por alguns dos melhores jogadores portugueses para iniciarem a sua época», comentou José Correia, presidente da PGA de Portugal.

O algarvio Hugo Santos, nº1 da Ordem de Mérito da PGA de Portugal, integrou o grupo dos 10º classificados, com 223 pancadas, 7 acima do Par, após voltas de 73, 71 e 79, a 6 pancadas do vencedor, o inglês Bob Cameron, que assinou voltas de 70, 72 e 75.

Bob Cameron é um dos melhores valores do European Senior Tour. Conquistou dois títulos, entre os quais o Open de França de veteranos e terminou três temporadas no top-ten da Ordem de Mérito do Circuito Profissional Europeu de Veteranos.

O Algarve Winter Tour atraiu, aliás, algumas figuras de grande relevo na história do golfe europeu, como o norte-irlandês Ronan Rafferty, conhecido entre nós por ter conquistado o Open de Portugal em 1992, mas com a sua coroa de glória a residir no título do Volvo Masters de 1989 e na 1ª posição da Ordem de Mérito Europeia nessa mesma temporada de 1989.

Também merece destaque o escocês Andrew Oldcorn, vencedor do Volvo PGA Championship, em Wentworth, sede do European Tour, que por três vezes nos últimos quatro anos encerrou a época no top-ten da Ordem de Mérito do European Senior Tour.

«Estamos a beneficiar de, uma vez mais, o European Senior Tour realizar a sua Escola de Qualificação no Algarve, nos campos do Pestana Golf Resort, no Carvoeiro e em Silves, entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro. Muitos desses jogadores conceituados vieram mais cedo para rodar no Algarve Winter Tour, aproveitando as excelentes condições que lhes oferecemos e isso beneficia os profissionais portugueses e os amadores estrangeiros do TGC, tornando este circuito mais competitivo e com prémios mais aliciantes», explicou José Correia.

O campeão nacional, Pedro Figueiredo, foi uma das figuras do primeiro torneio, ao terminar a 1ª volta no 2º lugar (empatado), após 70 pancadas, 2 abaixo do Par do campo da Oceânico desenhado pelo antigo nº1 mundial Nick Faldo. Voltas seguintes de 75 e 87 atiraram “Figgy” para o 39º posto empatado, com um agregado de 232 (+16).

Boa classificação conseguiu o agora profissional Gonçalo Pinto, no grupo dos 18º classificados, com 225 (77+71+77), +9. Houve mais portugueses a competir, mas só estes três profissionais da PGA de Portugal passaram o cut.

Outros dois sócios da PGA de Portugal passaram o cut: Juan Rodriguez martin em 14º (+8) e Neil Connolly em 22º (+10).

O próximo torneio do Algarve Winter Tour disputa-se de 6 a 8 de Fevereiro, no Oceânico Faldo Course, do Amendoeira Golf Resort, entre Silves e Lagoa.