O norte-americano Jim Furyk ascendeu no sábado à liderança dos campeonatos PGA de golfe, prova do Grand Slam a decorrer em Rochester, ao marcar 68 pancadas, duas abaixo do PAR, no terceiro dia.

Jim Furyk passou a totalizar 201 pancadas, nove abaixo do PAR, comandando com uma de avanço sobre o seu compatriota Jason Dufner, que igualou o recorde de 63 (sete abaixo do PAR) na segunda ronda, e duas face ao sueco Henrik Stenson.

Ainda na luta pelo título, seguem o também sueco Jonas Blixt, com 204 pancadas, o norte-americano Steve Stricker e o australiano Adam Scott, ambos com 205, e o norte-irlandês Rory McIlroy e o inglês Lee Westwood, os dois com 207.

Bem longe da frente, está o líder do “ranking” mundial, o norte-americano Tiger Woods, que marcou 73 pancadas (três acima do PAR) na terceira volta e já totaliza 214 (quatro acima), seguindo no 48.º posto, a 13 de Furyk.

Tiger Woods vai, assim, somar o 18.º torneio consecutivo do “Grand Slam” sem vencer. O seu último triunfo num “major” aconteceu em 2008, no US Open. “Foi um dia difícil para mim. Não joguei muito bem, nada me correu bem”, disse.

Ainda mais abaixo está o seu compatriota Phil Mickelson, recente vencedor do Open Britânico, que segue no 74.º posto, o penúltimo entre os jogadores que passaram o “cut”, com 220 pancadas (10 acima do par), depois do 78 (oito acima) de sábado.

Em Oak Hill, Jim Furyk, de 43 anos, assumiu a liderança graças a um “birdie” (uma pancada abaixo do PAR) no buraco 17 e conseguiu mantê-la ao garantir, com dificuldades, o PAR no 18.º e último.

Furyk chega, assim, à frente ao último dia de um “major” pela primeira vez desde o US Open de 2012, sendo que, então, perdeu a hipótese de vencer o seu segundo torneio do “Grand Slam” com três “bogeys” (uma pancada acima do PAR) nos últimos três buracos.

Na sua carreira, o norte-americano, que partiu para a terceira volta a duas pancadas do então líder Dufner, apenas venceu um dos principais torneios, o US Open, no “longínquo” ano de 2003.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.