O vencedor do Open Macau de golfe 2011, o taiwanês Chan Yih-shin, e o veterano chinês Zhang Lian-wei são nomes confirmados da edição de 2012, em outubro, com um prémio total de 750 mil dólares (610.600 euros).

Organizado pelo Instituto de Desporto de Macau, o Open Macau de Golfe decorre no campo do Golf and Country Club, na ilha de Coloane, entre 11 e 14 de outubro, pela primeira vez sob o patrocínio do empreendimento turístico The Venetian Macau.

«Ao longo dos anos, o Open Macau celebrou grandes campeões, como Lee Westwood, Colin Montgomerie, Zhang Lian-wei e o vencedor da última edição, Chan Yih-Shin. Estamos bastante satisfeitos por anunciar que Zhang, duas vezes vencedor do torneio, e Chan confirmaram a participação na edição deste ano», disse o diretor executivo da Asian Tour, Mike Kerr.

A 14.ª edição do torneio vai contar com 144 golfistas, incluindo 132 membros da 'Asian Tour', oito por convite, e quatro vagas para os jogadores amadores de Macau.

O Open de golfe de Macau vai apostar numa ampla cobertura televisiva para cerca de 600 milhões de lares de 180 a 200 países, com transmissão em direto das partidas durante quatro horas diárias.

O torneiro teve início em 1998, mas foi interrompido durante um ano - em 2010 - por falta de patrocinadores.

Em declarações aos jornalistas, o vice-presidente do Instituto do Desporto de Macau, José Tavares, sublinhou que o torneio ganhou visibilidade e cobertura mediática no ano passado, sob a parceria do IMG (International Management Group), e afirmou que o atual patrocínio da Venetian Macau é vantajoso, tanto para a empresa como para a modalidade no território.

«Para poder crescer é preciso uma boa parceria. Esta primeira experiência [com a Venetian Macau] deve resultar e não penso que eles vão recuar. O golfe é um bom produto também para eles», disse.

José Tavares destacou ainda o reforço do “cachet” como mais um dos passos dados «para elevar o ‘ranking’ de Macau na Asian Tou»".