O norte-americano Patrick Cantlay e o norte-irlandês Rory McIlroy terminaram empatados na liderança o primeiro dia do US Open de golfe, terceiro ‘major’ do ano, na sexta-feira, em Pinehurst, na Carolina do Norte.

Cantlay, de 32 anos, cumpriu os primeiros 18 buracos com seis ‘birdies’ (uma pancada abaixo do par) e um ‘bogey’ (uma acima), enquanto McIlroy, de 35, fez uma volta com cinco ‘birdies’ e livre de ‘bogeys’, somando ambos 65 pancadas (cinco abaixo).

O norte-americano é o nono do ranking mundial, e o jogador da Irlanda do Norte é terceiro, e procura o segundo US Open, depois da distante vitória de 2011, e o quinto ‘major’, pois também venceu por duas vezes o PGA Championship (2012 e 2014) e ainda o The Open (2014) - falta-lhe o Masters (segundo em 2022).

Cantlay e McIlroy fecharam com uma pancada de avanço em relação ao sueco Ludvig Aberg, terceiro, e duas face à dupla que partilha o quarto posto, ao francês Matthieu Pavon e o também norte-americano Bryson DeChambeau, que ganhou o US Open em 2020.

No sexto posto, seguem, igualados com 68 pancadas (duas abaixo do par), os norte-americanos Toni Finau e Akshay Bathia e inglês Tyrrell Hatton.

Por seu lado, Wyndham Clark, vencedor da edição do ano passado, não teve uma volta feliz, ao somar 73 pancadas (três acima do par), depois de marcar um ‘birdie’ e quatro ‘bogeys’.

Vencedor do US Open em 2000, 2002 e 2008, o norte-americano Tiger Woods começou, do buraco 10, com um ‘birdie’, mas, depois, só conseguiu mais um, no 5, marcando, em contraponto, seis ‘bogeys’. Totalizou 74 pancadas (quatro acima).