Os golfistas Pedro Figueiredo e Leonor Bessa ganharam hoje vantagem sobre os principais adversários Tiago Cruz e Pedro Lencart, na prova masculina, e Sofia Sá, na feminina, no Campeonato Nacional Absoluto Audi, que termina sábado no Oporto Golf Club.

O profissional Pedro Figueiredo partiu para a terceira e penúltima volta empatado na liderança com o também profissional Tiago Cruz e o amador Pedro Lencart, mas hoje conseguiu ser superior e entregou um cartão com 67 pancadas, quatro abaixo do Par, para totalizar 201 ‘shots’ (-12) e se isolar com uma pancada de vantagem sobre a concorrência mais direta.

“Fiz dois ‘birdies’ [nos buracos 3 e 6] e um ‘eagle’ [18] para acabar, o que é sempre bom. Mas foi mais uma volta muito sólida, acertei 17 ‘greens’, o único que falhei fiz ‘chip’ e ‘putt’, joguei muito bem do ‘tee’ ao ‘green’, não meti muitos ‘putts’, mas felizmente consegui meter o último para acabar”, relatou o jogador do European Tour.

Já Tiago Cruz, graças a uma ronda com 68 pancadas, após cinco ‘birdies’ (7, 9, 11, 12 e 17) e dois ‘bogeys’ (4 e 13), mantém-se empatado com o amador Pedro Lencart, que hoje assinou um ‘birdie’ (4) e um ‘eagle’ (9) para um agregado de 202 pancadas, 11 abaixo do Par do campo, ambos no segundo lugar do ‘leaderboard’.

A melhor exibição do dia pertenceu, contudo, a Ricardo Santos com uma volta de 66 ‘shots’, na sequência de sete ‘birdies’ (1, 2, 6, 9, 12, 15 e 18) e um par de ‘bogeys’ (4 e 11), enquanto Ricardo Melo Gouveia completou a terceira ronda com 68 pancadas, totalizando 203 ‘shots’ (-10) e ficar a dois ‘shots’ de distância do líder Figueiredo.

Na prova feminina, a profissional Leonor Bessa dilatou a vantagem de dois para seis ‘shots’ sobre a amadora Sofia Barroso Sá, ao somar 217 pancadas, quatro acima, e consolidou a sua posição de líder à partida para a última corrida ao título.

“Comecei com um duplo ‘bogey’ e depois falhei alguns ‘tee shots’, por isso não foi fácil fazer ‘birdies’. Acabei com duas acima do Par. Esteve algum vento, por isso não considero que tenha sido um mau resultado, tendo em conta o início da volta e os ‘shots’ falhados. Espero amanhã [sábado] fazer uma boa volta abaixo do Par para acabar em beleza e a jogar bem”, confessou, após um duplo ‘boegy’ no buraco um, três ‘bogeys’ (8, 13 e 14) e três ‘birdies’ (2, 6 e 15).

Tal como Bessa, que recentemente venceu o Campeonato Nacional da PGA, a campeã nacional de sub-16, Sofia Sá, também conseguiu ampliar a distância de três para quatro ‘shots’ em relação à terceira colocada, Leonor Medeiros, a defender o título em Espinho.

A 87.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto Audi é dotada de 20 mil euros em prémios monetários, disputados apenas pelos profissionais, e irá atribuir os títulos de campeão e vice-campeão, em homens e senhoras, na categoria absoluto, amador e de segundas categorias (amador).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.