O norte-americano Phil Mickelson venceu hoje o 142.º British Open em golfe, numa prova invulgar em que foi o único a terminar com um resultado abaixo do PAR do percurso de Muirfield, Escócia.

Phil Mickelson, ex-número dois e atual quinto classificado do “ranking” mundial, venceu pela primeira vez o "The Open Championship", um dos quatro torneios do “Grand Slam” da modalidade, com um total agregado de 281 pancadas nos quatro dias, três abaixo do PAR.

O golfista californiano, profissional desde 1992, fez a melhor volta do dia, com cinco pancadas abaixo do PAR 71 do percurso de Muirfield, subindo desde a nona posição até ao topo da tabela, anotando no cartão seis "birdies" e apenas um "bogey" e conquistando assim o quinto "major" da sua carreira.

Tiger Woods, o número um do Mundo, ficou no grupo dos golfistas classificados em sexto lugar, com duas pancadas acima do PAR, descendo duas posições na tabela desde a volta de sábado.

Woods partilhou a sexta posição com o japonês Hideki Matsuyama e com o seu compatriota Zach Johnson.

O inglês Lee Westwood, vencedor da terceira edição do Portugal Masters, em 2009, e que partiu isolado para o último dos quatro dias da prova, acabou por quedar-se pelo terceiro posto, com uma pancada acima do PAR, o mesmo resultado que o inglês Ian Poulter e que o australiano Adam Scott.

Isolado na segunda posição ficou o sueco Henrik Stenson, com um total de 284 pancadas nos quatro dias, exatamente o PAR do campo.

O espanhol Miguel Angel Jimenez, que liderou a prova após a segunda ronda, ficou-se pelo grupo dos 13.ºs classificados, com cinco pancadas acima do PAR, enquanto o vencedor da edição do ano passado, o sul-africano Ernie Els, não foi além da 26.ª posição, com oito "shots" acima.