O norte-americano Phil Mickelson, com 50 anos, tornou-se no domingo no mais velho vencedor de um torneio do 'Grand Slam' de golfe, ao conquistar o PGA Championship, disputado em Kiawah Island, na Carolina do Sul.

Mickelson, que concluiu o torneio com um total de 282 pancadas (6 abaixo do Par do campo), arrebatou assim o seu sexto título do 'Grand Slam', depois de um primeiro triunfo nesta prova em 2005, de três vitórias no Masters de Augusta (2004, 2006 e 2010) e de um triunfo no British Open (2013).

O jogador norte-americano superou por dois anos o compatriota Julius Boros - ganhou o PGA Championship com 48 anos, em 1968 - como o mais velho a vencer um 'major'.

"É um sentimento incrível. Nunca imaginei que iria viver uma experiência destas", declarou o jogador, quando recebia o troféu de vencedor.

Mickelson ascendeu à liderança da prova no segundo dia, após o qual conservou sempre a liderança, embora sem nunca conseguir ganhar grande vantagem para os seus adversários.

Na última volta, Mickelson obteve mesmo o seu pior resultado no torneio, com 73 pancadas (uma acima do Par do campo), mas os seus perseguidores mais diretos também não conseguiram melhor, com o seu compatriota Brooks Koepka, segundo no arranque do dia, a efetuar 74, terminando o torneio igualado no segundo posto com o sul-africano Louis Oosthuizen, a duas pancadas do vencedor.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.