O inglês Oliver Fisher fechou hoje a segunda volta do Portugal Masters em golfe com históricas 59 pancadas, no Dom Pedro Victoria Golf Club, e partilha a liderança com Lucas Herbet e Eddie Pepperell, todos com 130.

Fisher, de 30 anos, estabeleceu hoje um recorde no European Tour, desde que este foi criado oficialmente em 1972, ao entregar um cartão isento de ‘bogeys' (uma pancada acima do par) e com 10 ‘birdies' (uma abaixo), nos buracos 1, 2, 3, 6, 8, 10, 11, 12, 15 e 17, além do ‘eagle' (duas abaixo), no buraco 5.

“É uma sensação ótima fazer história aqui em Portugal. É um grande torneio e é ótimo para o European Tour e para mim fazer 59 pancadas. Comecei muito bem, com três ‘birdies' consecutivos, e depois o jogo foi saindo”, comentou o inglês, mostrando-se “muito contente por ter conseguido fazer o par no último buraco, com dois ‘putts' a uma distância de 12 metros”.

Apesar de ter saído para "a segunda ronda com o pensamento no ‘cut'", que ficou fixado nas 139 pancadas (-3), Oliver revelou que "o drive funcionou bastante bem, o que foi realmente importante" para ascender ao topo da classificação e colocar-se numa posição bem diferente da vivida em 2016.

“Nessa altura, estava a lutar para manter o meu cartão. Lembrei-me disso, pensando sabem em quê? Podia ser pior. Foi divertido, tentei desfrutar e felizmente correu bem”, finalizou.

Tal como Oliver Fisher, Lucas Herbert e Eddie Pepperell também totalizam 12 pancadas abaixo do par e comandam com a vantagem mínima sobre Matt Wallace, campeão do Open de Portugal em 2017 e vencedor de três títulos esta temporada no Circuito Europeu.

Enquanto o australiano Herbert fez dois ‘birdies' (11 e 17) e um ‘eagle' (5) para uma segunda volta em 67 pancadas, o britânico Pepperell entregou um segundo cartão com 66 ‘shots', graças a sete ‘birdies' (3, 5, 7, 10, 12, 14 e 15) e um ‘duplo bogey' (6).

O espanhol Sergio Garcia, a grande estrela da 12.ª edição do Portugal Masters, embora tenha garantido a qualificação para os últimos 36 buracos, concluiu a ronda de hoje com três ‘bogeys' consecutivos (16, 17 e 18), depois dos quatro ‘birdies' (3, 5, 14 e 15), para resultado de 70 pancadas e um agregado de 136 (-6).

O campeão em título Lucas Bjerregaard partilha o 25.º posto da classificação com Garcia e mais nove jogadores, todos a seis pancadas do trio de líderes do Portugal Masters, que distribui dois milhões de euros em prémios e termina no próximo domingo.

O dinamarquês Thorbjorn Olesen, que tal como Sergio Garcia vai jogar a Ryder Cup na próxima semana, segue com um agregado de 137 pancadas, cinco abaixo do par.